Projeto faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal
São Bento - Desde abril a Secretaria de Saúde oferece aos munícipes o serviço de Prótese Total Dentária (dentadura). O programa faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal. Em quatro meses, foram disponibilizadas, gratuitamente, oitenta e sete próteses dentárias. Inicialmente, está sendo confeccionada somente a prótese total removível (dentadura), para pessoas acima de 60 anos e com renda familiar de até 1 Salário Mínimo por pessoa, com possibilidade de ampliação da faixa etária, dependendo da demanda. Os usuários que desejarem obter as próteses deverão se dirigir à Unidade Básica de Saúde do seu bairro, fazer consulta com o cirurgião dentista e depois passar por avaliação socioeconômica com a Assistência Social.
Segundo o coordenador de Saúde Bucal do município, Marcelo Nenevê, o programa também tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas. "Esta faixa etária da população anteriormente tinha acesso quase que exclusivamente à mutilação dental (extrações), resultando numa situação de extrema exclusão social", disse. Marcelo acrescenta que a reposição dos elementos dentários através de próteses possibilita uma maior inserção do idoso nas atividades desenvolvidas em sua comunidade. "O programa visa beneficiar as pessoas que atendam os critérios exigidos o mais breve possível", comenta Nenevê.
SOLUÇÃO
A aposentada Lizete Martins de Souza conta que, quando sua dentadura partiu, ficou preocupada em logo encontrar uma solução. "O salário de um aposentado é pouco para conseguir comprar e pagar tudo o que precisa - quando consegui uma nova prótese achei maravilhoso", comenta. Com 62 anos - há 25 usando a prótese que rachou -, Lizete esperou apenas algumas semanas até a confecção da nova dentadura. Maiores informações podem ser obtidas no Centro de Especialidades Odontológicas, no telefone 3635-1475.