Continuando neste tema, iniciado em artigo anterior, temos que, basicamente, é possível automatizar todo equipamento ou dispositivo que possua um comando de funcionamento, em geral um sinal elétrico ou eletrônico. Já vimos sobre a integração das redes de informação (telefonia e internet), bem como a integração dos sistemas de iluminação. Veremos agora a integração dos sistemas de áudio e vídeo. Se antigamente você possuía alguns aparelhos de som espalhados pela casa, hoje em dia já é possível posicionar caixas de som em cada ambiente, as quais serão ligadas a uma central que se encarregará de distribuir o som. Sistemas mais sofisticados permitem que cada ambiente escolha a fonte de áudio e volumes individualmente. Alguns destes sistemas, ainda, ao serem ligados a telefones e porteiro eletrônico, deixam o som mudo quando estes tocarem. Ao integrar estes sistemas ao sistema de vídeo, é possível também a visualização da câmera da entrada ao ser tocada a campainha. E ao se falar em vídeo, é certo que os próprios fabricantes estão integrando seus equipamentos, permitindo a concentração dos comandos em um único controle remoto.
Outro sistema possível de automatização é o de aquecedor/ar-condicionado (climatização), - o usuário consegue ligar os aparelhos em horários pré-definidos, ou ainda desligá-los após certo tempo de funcionamento ou quando o ambiente atingir a temperatura desejada. Pode-se ainda acionar este sistema de forma remota. O controle de persianas, cortinas e toldos também é possível de ser integrado, permitindo a abertura ou fechamento destes de forma programada, de acordo com horários definidos e permitindo, inclusive, integração com o sistema de iluminação e o uso de sensores de luminosidade externos. Os sistemas de irrigação são também interessantes para quem tem jardins, uma vez que programa o horário e tempo da irrigação, permitindo um melhor aproveitamento e economia de água. Ligar a cafeteira a partir do quarto, encher a banheira de água aquecida, entre outras facilidades, são também possibilidades oferecidas pela automação.
Mas, sem dúvida, o sistema que mais chama a atenção dos usuários é o da segurança. É possível integrar câmeras de vigilância com os sistemas de vídeo, sistema de iluminação com sensores de presença, abertura de portas com sistemas de som, entre outros. Com todos os sistemas integrados, pode-se criar simulações randômicas de presenças, como, por exemplo: cortinas que se abrem e se fecham em horários distintos, associados à iluminação pré-programadas, associada ainda com uma música tocando em cada ambiente, alternadamente - situações que simulam a presença dos proprietários em eventuais ausências. A utilização de sensores de passagem nas portas permite o acompanhamento de entrada e saída de pessoas na casa; a colocação de sensores biométricos elimina a necessidade de chaves, e é possível ainda o acompanhamento das imagens das câmeras de vigilância remotamente.
Todos estes sistemas tornam a vida dos usuários mais fácil e confortável. Depende de cada um o grau de integração destes. Opções não irão faltar para variados gostos e bolsos.