Serra de Corupá pode ser liberada ainda hoje
Estado/Região - Até à tarde de ontem, quinta-feira, de acordo com boletim da Defesa Civil de Santa Catarina, em decorrência das chuvas que afetaram o Estado, havia 162.644 pessoas desalojadas (que foram para casas de parentes ou amigos), 15.748 desabrigadas (estão em abrigos temporários), 3 mortas, 148 enfermas e 171 feridas. No total, mais de 980 mil foram afetadas, de alguma forma, pelas chuvas. Em todos os 100 municípios atingidos, foram mais de 29 mil residências, 369 órgãos públicos, 132 unidades comunitárias e mais de 5 mil unidades particulares com danos materiais. Também há dezenas de registros de serviços básicos - água, luz, comunicação e transportes - que foram danificados. Os municípios de Agronômica, Brusque, Rio do Sul, Ituporanga, Aurora, Presidente Getúlio, Laurentino, Lontras, Taió e Trombudo Central ainda se encontram em estado de calamidade pública.
FLAGRANTE
Na região, houve queda de barreira no Km 93 da serra entre Corupá e São Bento do Sul (BR-280), fato que foi parar no horário nobre da TV brasileira, no "Jornal Nacional", na semana passada, através de filmagem feita pela RBS TV, que flagrou o instante em que uma máquina que trabalhava no local quase foi levada por toneladas de terra. Interditada desde então, a rodovia pode ser liberada ainda hoje, dependendo das condições do tempo e caso não haja mais nenhum registro de queda, de acordo com informações da Polícia Rodoviária de Mafra, responsável pelo trecho. Em Rio Negro/PR e Mafra/SC, o 5º Regimento de Carros de Combate - Tenente Ary Rauen montou uma operação especial para auxiliar a população, vítima das cheias do rio Negro.
SESC SOLIDÁRIO
O Serviço Social do Comércio reativou mais uma vez a campanha Sesc Solidário, aproveitando a capilaridade da entidade em prol das famílias atingidas pelas enchentes no Vale do Itajaí e Alto Vale. Todas as unidades do Sesc em Santa Catarina estarão à disposição da população como postos de coletas de donativos, que serão encaminhados às regiões mais afetadas. Ao todo, serão trinta e dois pontos de arrecadação, incluindo centros de atividade, meios de hospedagem, gabinetes odontológicos e unidades móveis. A campanha é direcionada a doações de alimentos não perecíveis de pronto consumo, água e produtos de higiene e limpeza. A rede solidária do Mesa Brasil Sesc foi articulada para a triagem e distribuição dos donativos recebidos. A unidade de coleta em São Bento do Sul fica na rua Jorge Zipperer - da delegacia -, nº 101, Centro.