- Liberação da BR-280 está progredindo e via pode estar liberada amanhã. (Foto: Eduardo Montecino)
Interditado devido às chuvas da última semana, o trânsito na rodovia BR-280 no trecho entre Corupá e São Bento do Sul poderá ser liberado amanhã, segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes). A via foi bloqueada por um deslizamento de terra no km 93, e na sexta-feira da semana passada, um novo desbarrancamento interrompeu os trabalhos de desobstrução da pista.
De acordo com o supervisor do órgão em Mafra, Jefferson Bittencourt, a liberação vai depender do tempo – como há previsão de chuvas para hoje, ainda há a chance de o trabalho ser prejudicado por novos deslizamentos. “O solo naquele trecho é de riolito, uma rocha que está muito fragilizada com as chuvas, por isso é difícil estimar os danos se a chuva voltar”, explica.
Segundo o secretário de Obras de Corupá, Antônio Tureck, com a BR-280 bloqueada, o trânsito em direção a São Bento do Sul tem sido muito prejudicado. “Estão usando a Rota das Cachoeiras, dentro do município, mas onde antes passavam dez carros por dia estão passando mais de cem”, compara.
PREVENÇÃO
Segundo Bittencourt, o trecho recebia obras de contenção quando o deslizamento da última quinta-feira forçou uma nova interdição. “Toda a serra está em situação precária devido às chuvas fortes deste ano, especialmente entre os Km 86 e 112”, declara. O órgão investiu R$ 21 milhões na contenção dos trechos mais críticos e outros 38 milhões para recuperar toda a rodovia que, entre a primeira interdição, no mês de fevereiro, e o mês de abril - quando foi liberada -, teve um total de 27 quedas de barreira.
O Correio do Povo