São Bento - Dentre as diversas atrações programadas para comemorar os 138 anos do município, no dia 23 de setembro, a Prefeitura de São Bento do Sul realiza durante a semana, a inauguração de três feiras livres espalhadas pelos bairros, onde os trabalhadores rurais terão espaço amplo, moderno e organizado para comercializar seus produtos.
Artesanato, pães, doces, laticínios, peixes e produtos orgânicos serão alguns dos itens encontrados nas feiras. A primeira inauguração será realizada na quarta-feira, dia 14, às 16 horas, na Praça Getúlio Vargas, no Centro. No local, todas as quartas-feiras, serão de 8 a 10 barracas funcionando das 14 às 20 horas, onde, além de produtos de qualidade, a comunidade pode contar com um atendimento especial, pois os agricultores tiveram a oportunidade de aperfeiçoar e desenvolver os seus conhecimentos através dos cursos oferecidos ao longo dos meses pela Prefeitura.
O projeto contempla ainda, outra feira na Antiga Móveis Leopoldo e na Praça Leopoldo Rudnick, no bairro Oxford. Para os bairros Serra Alta, Cruzeiro e Centenário, as feiras livres serão instaladas em poucos dias.
“As feiras modernizadas substituirão as já existentes, dando estrutura com condições para o agricultor atender seus clientes”, ressalta o secretário de Agricultura, Edimar Salomon. “Com isso estaremos incentivando o pequeno e médio agricultor, seja da área rural ou urbana, aqueles que hoje somente produzem para seu consumo, podem ver nas feiras uma forma de melhorar o orçamento em casa”, acrescenta Edimar.
O projeto
O projeto conta com investimento de R$ 234.862,00, recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Serão de 8 a 10 barracas instaladas em cada feira. “As primeiras que estamos instalando agora, duas no Centro e uma em Oxford, já estão completas, mas para as próximas que vamos instalar em poucos dias, atendendo os bairros Centenário, Serra Alta e Cruzeiro, quem quiser pode participar”, relata o coordenador do projeto, Teddy Miranda. Para participar, maiores informações no telefone 3635-5298.
Cada feirante receberá uma barraca tipo pantográfica de montagem rápida medindo 14 metros quadrados, além de fruteira, suporte para balcão, caixa térmica, cestos expositores, avental, luvas e toucas descartáveis, caixas plásticas e lixeira de 60 litros, conforme a necessidade de cada comerciante. Nas feiras serão disponibilizados para uso conjunto, balança eletrônica, mesa inox, seladora de filme PVC para bandeja isopor, carrinho para transporte, lixeira para coleta seletiva e banheiro químico.
Cursos
O projeto conta ainda com a capacitação dos feirantes, com aulas práticas e teóricas. Um dos cursos ofertados pela Prefeitura e com inscrições abertas é o “Agricultura familiar e desenvolvimento sustentável”. As inscrições podem ser feitas através do telefone 3635-5298, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.
Os treinamentos têm como objetivos aperfeiçoar e desenvolver conhecimentos, instigar o uso de novas técnicas visando aumentar a produção, melhorar a qualidade, demonstrar a importância dos produtos orgânicos para o consumo e principalmente estimular o agricultor familiar a calcular seu próprio custo, ter um maior conhecimento sobre leis, normas e exigências sanitárias.
Inaugurações
Quarta-feira, dia 14 – Praça Getúlio Vargas, no Centro, às 16 horas
Sexta-feira, dia 16 – Antiga Móveis Leopoldo, no Centro, às 9 horas
Sábado, dia 17 – Praça Leopoldo Rudnick, bairro Oxford, às 11 horas
Horário de funcionamento
Praça Getúlio Vargas, no Centro: Todas as quartas-feiras, das 14 às 20 horas.
Antiga Móveis Leopoldo, no Centro: Todas as sextas-feiras, das 6 às 12 horas
Praça Leopoldo Rudnick, bairro Oxford: Todos os sábados, das 6 às 12 horas.
Os horários poderão ser estendidos, conforme a procura pelos produtos.