São Bento - Desde abril a Prefeitura de São Bento do Sul oferece aos munícipes o serviço de Prótese Total Dentária (dentadura). O programa faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal que visa prestar serviços de média e alta complexidade dentro da Atenção Básica, para adultos e idosos. Em quatro meses a Secretaria de Saúde já disponibilizou gratuitamente 87 próteses dentárias.
Inicialmente, esta sendo confeccionado somente prótese total removível (dentadura), para pessoas acima de 60 anos e com renda familiar de até 1 salário mínimo por pessoa, com possibilidade de ampliação da faixa etária dependendo da demanda. Os usuários que desejarem obter as próteses deverão se dirigir à Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Fazer consulta com o cirurgião-dentista para depois passar por avaliação socioeconômica com a assistência social.
Segundo o coordenador de Saúde Bucal do município, Marcelo Nenevê, o programa também tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas. “Esta faixa etária da população anteriormente, tinha acesso quase que exclusivamente à mutilação dental (extrações), resultando numa situação de extrema exclusão social”, disse. Marcelo acrescenta que a reposição dos elementos dentários através de próteses, possibilita uma maior inserção do idoso nas atividades desenvolvidas em sua comunidade. “Melhora auto-estima, e é elemento restaurador da mastigação, da estética, da comunicação, além da melhoria da qualidade nas relações afetivas”, observa.
Mais beneficiados
Marcelo relata que atualmente a fila de espera para a confecção da prótese dentária é pequena. “O programa visa beneficiar as pessoas que atendam os critérios exigidos o mais breve possível”, comenta Nenevê destacando a satisfação do sorriso perfeito.
Um desses exemplos foi relatado pela aposentada Lizete Martins de Souza. Ela conta que quando sua dentadura partiu ficou preocupada em logo encontrar uma solução. “O salário de um aposentado é pouco pra conseguir comprar e pagar tudo o que precisa e quando consegui uma nova prótese achei maravilhoso”, comenta. Com 62 anos, e há 25 usando a prótese que rachou, Lizete esperou apenas algumas semanas até a confecção da nova dentadura. “Tudo foi muito rápido e bem feito”, disse ela durante uma das consultas para a prova da prótese.
Procedimento
Aqueles que necessitam da prótese dentária e atendem os critérios exigidos pelo programa, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e realizar consulta com o dentista. Após a avaliação do dentista no Posto de Saúde do bairro, a assistente social da Secretaria de Saúde fará análise socioeconômica dos encaminhamentos. Esse procedimento tem o objetivo de contemplar os munícipes de baixo poder aquisitivo e que tenham necessidade de prótese dentária, seguindo os princípios do SUS – Sistema Único de Saúde. Maiores informações podem ser obtidas no Centro de Especialidades Odontológicas, no telefone 3635-1475.
Prioridade de atendimento
Paciente com idade acima de 60 anos
Renda mensal inferior a um salário mínimo
Ser encaminhado pelo profissional das Unidades Básicas de Saúde/SUS a que pertence
Ser totalmente edêntulo, isto é, não possuir dentes na parte superior e ou inferior da cavidade bucal