Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Câmara faz apelo ao Governo Estadual em sessão

Quarta, 23 de abril de 2025

Câmara faz apelo ao Governo Estadual em sessão

 

Diversos assuntos foram discutidos pelos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (22), incluindo projetos, moções de aplauso e apelo, inclusive ao Governo Estadual.

 

Uma das moções de aplauso discutidas e aprovadas foi a 11/2025, de autoria da vereadora Zuleica Voltolini, destinada ao 23º Batalhão da Polícia Militar, a fim de parabenizar os 25 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). “Desde 2001, mais de 27 mil alunos já passaram pelo programa, aprendendo a fazer escolhas seguras. O Proerd é o resultado de um esforço conjunto entre a Polícia Militar, a escola, professores, famílias e toda a comunidade”, citou Zuleica. A vereadora Terezinha Dybas, que foi favorável à iniciativa, contribuiu com a discussão: “homenagear o programa Proerd é extremamente importante. Nada mais importante do que o policial estar em sala de aula explicando às crianças”, citou. Os vereadores Rodrigo Vargas, Terezinha Dybas, Cátia Friedrich, Diego Niespodzinski, Vilson da Silva, Luiz da Luz e Gilmar Pollum subscreveram a moção.

 

Já a moção de apelo 12/2025, também aprovada, foi destinada ao governador de Santa Catarina, ao secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e ao deputado estadual Napoleão Bernardes, solicitando melhorias na sinalização e segurança viária, na Rodovia dos Móveis, principalmente nas proximidades da Escola Sophia Schwedler, no bairro Mato Preto. A vereadora Cátia Friedrich, autora do pedido, disse que as crianças transitam pelo local para se deslocar até a escola. “Umas quatro mães me procuraram para pedir ajuda. Disseram, inclusive, que um aluno quase foi atropelado na última semana”. Zuleica, que trabalhou na escola por um período, citou como é o cotidiano em frente à escola. “É uma tensão na hora da saída. As crianças ficam nervosas para atravessar. Estamos falando da segurança das crianças da pré-escola até o 9º ano”, comentou. Os vereadores Terezinha Dybas, Zuleica Voltolini, Rodrigo Vargas, Diego Niespodzinski e Gilmar Pollum subscreveram a moção.

 

Dentre os assuntos que entraram em primeira discussão está o projeto 43/2025, do Executivo, que trata sobre a tradicional Retreta de Verão. O documento pede que o evento seja considerado como patrimônio cultural imaterial de São Bento do Sul. “A retreta de verão é um evento tradicionalmente organizado pela Prefeitura, composto pelas apresentações musicais da banda Treml, grupos folclóricos, venda de alimentos e a chuva de balas para as crianças. O Executivo busca assegurar a continuidade e expansão do evento”, citou o vereador Luiz da Luz. “A retreta é algo sensacional na cidade. Quem vai ali vê pessoas da maioridade e crianças. É um ambiente feliz”, contribuiu Rodrigo Vagas.

 

Outro projeto discutido, o 50/2025, autoriza o Executivo a abrir crédito suplementar no orçamento de 2025, a fim de repassar R$ 150 mil à Fundação Cultural, com o objetivo de colaborar com eventos, como o Festidança Escolar, Natal, concertos e os festejos do aniversário de São Bento do Sul. “Essa medida valoriza as expressões artísticas e folclóricas”, afirmou Luiz da Luz.

 

Nesta sessão, participaram da Palavra Livre os vereadores Cátia Friedrich, Luiz da Luz, Gilmar Pollum e Terezinha Dybas. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA