Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Funeral do papa Francisco será no sábado

Terça, 22 de abril de 2025


Funeral do papa Francisco será no sábado

O Vaticano anunciou os detalhes do funeral do papa Francisco. Nesta quarta-feira, dia 23, às 9h do horário local (4h de Brasília), o corpo será traslado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro — logo depois de um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo do Vaticano — e, depois da procissão e de uma série de cerimônias, será aberto o período de visitação pública à urna do papa. No sábado, dia 26, às 10h (5h de Brasília), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao pontífice. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Ao final da missa, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio. Em seguida, o caixão do papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será realizada a cerimônia de sepultamento. A cerimônia segue as disposições condicionais no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis , documento que rege os ritos funerários do papa. (Notícias do Vaticano)

Também foram divulgadas as primeiras imagens do corpo do papa Francisco em um caixão aberto, vestido com uma túnica vermelha, com a mitra papal na cabeça e um rosário na mão. (BBC)

O roteiro do funeral segue instruções deixadas no testamento do papa, que não trata de bens, mas de seu sepultamento . Mantendo a simplicidade que marcou os 12 anos de seu pontificado, Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, no túmulo sem ornamentos especiais, apenas com seu nome. Uma postura bem diferente de seus antecessores, enterrados na monumental Basílica de São Pedro, coração do Vaticano. (Globo)

Cerca de 200 chefes de Estado são aguardados para o funeral do Papa Francisco. O presidente Lula deverá comparecer, acompanhado da primeira-dama, Janja, informou o Planalto. Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, Javier Milei, da Argentina, e Emmanuel Macron, da França, também já confirmaram a presença. As autoridades de Roma preveem 1,5 milhão de votos nos próximos dias na cidade. (Folha)

Conheça as etapas do ritual fúnebre do papa. (g1)

Um acidente vascular cerebral e uma insuficiência cardíaca causaram a morte do papa Francisco, nas primeiras horas de segunda-feira, informou oficialmente o Vaticano. Assinado pelo médico Andrea Arcangeli, principal autoridade de saúde da Santa Sé, o laudo cita como agravantes da condição do pontífice os “recentes episódios de insuficiência respiratória aguda”, hipertensão arterial e diabetes tipo 2. Com 88 anos, Francisco, o terceiro papa mais idoso da Igreja Católica, cometeu as recomendações médicas e participou das celebrações do Domingo de Páscoa na Praça de São Pedro, horas antes de morrer. Seguindo a tradição católica, os aposentos do pontífice foram selados pelo camerlengo Kevin Joseph Farrell, a quem caberá organizar o processo de escolha do novo papa. (CNN)

Em Buenos Aires, milhares de fiéis acorreram à Basílica de San José de Flores, onde Jorge Mario Bergoglio viu desabrochar a vocação religiosa que o levaria como Francisco ao Trono de São Pedro. O arcebispo da capital argentina, Jorge García Cuerva, oficiou uma missa em homenagem ao papa. "A mensagem de seu pontificado foi que Deus nos ama com loucura, que Deus nos ama muito e que nunca se cansa de nos perdoar. Nós é que cansamos de pedir seu perdão", disse García Cuerva. (A Nação)

A cobertura completa da morte de Francisco, sua vida e suas ideias, assim como a repercussão no Brasil e no mundo estão na edição extra que o Meio publicou em pleno feriado, horas depois do anúncio oficial do falecimento. (Meio)

James Martin: “Tão logo Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa proposto o nome de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis. Ao fazê-lo, sinalizou seu desejo de se dedicar aos pobres e marginalizados. um ensinamento. Talvez suas palavras mais famosas tenham sido 'quem sou eu para julgar'”. (New York Times)



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA