Pagamento por Serviços Ambientais repassa valores aos proprietários de terras que preservam o manancial de água que abastece o município
São Bento - A Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) realizou a reunião de seus gestores em Jaraguá do Sul nesta semana. São Bento do Sul foi convidada para apresentação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) - Produtor de Água do Rio Vermelho, programa que repassa valores econômicos aos proprietários de terras que preservam o manancial de água que abastece o município. Na palestra dirigida para diferentes segmentos da sociedade organizada, o prefeito Magno Bollmann e o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, relataram todas as etapas do processo de implantação até o primeiro pagamento do PSA, que variou de R$ 336,00 a R$ 3.020,00, conforme o desempenho da propriedade. O PSA já foi apresentado em outros eventos também.
Em Jaraguá do Sul o PSA e outras ações ambientais foram reconhecidas por personalidades como Mario Mantovani, da S.O.S Mata Atlântica. No evento também foi montada uma estrutura de exposição com seis banners do PSA e mais de dez banners do Consórcio Intermunicipal Quiriri, tendo ainda a distribuição de sacolas ecológicas contendo as opções locais de turismo e vídeos do Município, do PSA e do próprio consórcio. "São Bento do Sul é valorizada pelas ações ambientais e junto demonstramos o potencial turístico e econômico do Município", disse Magno.
Na programação ocorreram outras apresentações e discussões: Política Nacional; Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos; Planos de Conservação e Preservação da Mata Atlântica; Consórcios Públicos para licenciamento ambiental e Resultado do I Seminário de Integração dos órgãos e conselhos municipais de meio ambiente do estado de Santa Catarina, entre outros assuntos de interesse da associação.
GRUPOS
O encontro foi finalizado com a eleição da diretoria Anamma/SC e dos representantes dos Grupos de Trabalho. O diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel foi nomeado em dois cargos, sendo diretor Anamma da Região Nordeste de Santa Catarina e integrante do GT Agroflorestal. "Temos que trazer a responsabilidade dos trabalhos para desenvolvimento da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. A Anamma apresenta relevante importância no cenário nacional, tendo atualmente seis cadeiras no Conama, e não podemos nos furtar de importantes decisões", observou Marcelo.
Na reunião do Consema, o prefeito Magno Bollmann compôs a mesa com os conselheiros e defendeu o licenciamento ambiental pelo Consórcio Intermunicipal Quiriri, reforçando a atenção no protocolo de solicitação da viabilidade da atividade, direcionando o tema para o diretor geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e vice-presidente do Consema, Osmar Eduardo Santos. O assunto está em pauta na câmara técnica do Consema, estando em fase de análise, e deverá ter retorno em resposta direcionada ao prefeito.