Projeto incentiva o esporte e estimula o bom rendimento escolar
A Unimed Planalto Norte sempre esteve preocupada com a questão social dos municípios de sua abrangência. Sensibilizada com a falta de estímulo esportivo em comunidades carentes dos bairros Centenário e Serra Alta, em São Bento do Sul, em 2005 desenvolveu o Projeto Futsal Comunitário, que, devido ao seu sucesso, se transformou em modelo-piloto para outras Unimeds do Estado de Santa Catarina.
Mais do que os fundamentos do esporte, os alunos que participam desse projeto aprendem a respeitar o próximo e a ter disciplina, tanto na escola quanto em casa. A participação nos treinamentos só é garantida para as crianças que apresentam frequência e um bom rendimento escolar. O Futsal Comunitário cresceu tanto nesses 6 anos que hoje já atende cerca de 200 alunos de 7 a 15 anos em São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho. "O grande objetivo é oferecer a oportunidade para crianças e jovens praticarem esporte e, principalmente, tirá-los da ociosidade", diz a superintendente da Unimed, médica Cristina Moraes.
PARCERIA
Os treinamentos são realizados duas vezes por semana, no contraturno das aulas. "Temos uma parceria muito importante com a direção das escolas, que nos repassa mensalmente um relatório com o desempenho dos alunos em sala de aula, tanto em relação às notas quanto ao comportamento. Para treinar é preciso estudar", explica o treinador Cristiano Muzolon.
O projeto social da Unimed é pioneiro na região e já revelou vários talentos. Além de ofertar a escolinha de futsal, a Unimed Planalto Norte presenteia em datas especiais os atletas mirins com uniformes, bolas, mochilas e tênis. Também apoia os times nos campeonatos e realiza torneios para incentivar ainda mais a prática do esporte.