As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte no Brasil, com cerca de 400 mil óbitos anuais, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A cada 90 segundos, uma pessoa perde a vida devido às complicações cardíacas. Em Santa Catarina, o quadro também é preocupante: somente nos primeiros sete meses de 2024, o SAMU registrou 35.018 atendimentos relacionados ao coração, com destaque para as regiões do Alto Vale do Itajaí (7.074 casos) e Grande Florianópolis (6.825).
Diante dessa realidade, especialistas de todo o Brasil se reunirão entre 3 e 5 de abril, em Florianópolis, para o XIX Congresso Catarinense de Cardiologia e IV Simpósio Multidisciplinar de Cardiologia (SOCESC 2025). O evento será um importante espaço para debates sobre prevenção, inovações tecnológicas e tratamentos das doenças do coração, reunindo especialistas renomados da área.
Estudos apontam que até 80% dos casos de doenças cardiovasculares poderiam ser evitados com medidas de prevenção inadequadas. Fatores como hipertensão arterial, tabagismo, infarto prévio e dislipidemia são considerados de alto risco. Além disso, comportamento e genética também desempenham papéis cruciais no desenvolvimento dessas doenças, tornando a conscientização e o acompanhamento médico regular fundamentais. Apesar disso, 23% da população brasileira nunca consultou um cardiologista.
No congresso, o Hospital SOS Cárdio, referência em cardiologia em Santa Catarina, apresentará soluções inovadoras para o tratamento dessas doenças. Entre os temas participantes pela instituição estão as disciplinas minimamente invasivas, a cirurgia robótica, a cardio-oncologia e a cardiogenética, áreas que oferecem novas perspectivas no atendimento cardiovascular.
Durante o congresso, especialistas do Hospital SOS Cárdio irão participar de simpósios e palestras. O Dr. Luiz Eduardo Koenig de São Thiago será um dos destaques ao dirigir, na quinta-feira (4), uma apresentação e um debate sobre intervenção percutânea na valva mitral. Na sexta-feira (5), o Dr. Sérgio Almeida falará sobre plástica mitral minimamente invasiva e robótica. Além disso, o hospital promoverá mini-reuniões sobre temas como cardiogenética e cardio-oncologia.
Luiz Gonzaga Coelho, CEO do Hospital SOS Cárdio, destaca a importância da participação no evento para o avanço da cardiologia: "Estar presente nesse evento é fundamental para promover o intercâmbio de conhecimento e contribuir para o avanço no tratamento cardiovascular. Nosso objetivo é levar aos médicos as mais recentes inovações e colaborar para a formação de profissionais cada vez mais preparados para os desafios da cardiologia moderna."
A bancada do Hospital SOS Cárdio, na área de exposição, será um ponto de encontro para troca de experiências. O público poderá conversar com os profissionais sobre os avanços da Cardiologia na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Com sua participação no Congresso , o Hospital SOS Cárdio reafirma seu papel como protagonista na evolução da cardiologia, trazendo soluções inovadoras e promovendo discussões essenciais para a melhoria do atendimento cardiovascular no Brasil.
O Hospital SOS Cárdio é uma instituição privada localizada em Florianópolis/SC, reconhecida pela excelência no atendimento cardiológico e suas subespecialidades. Com mais de 30 anos de experiência, conta com 500 colaboradores e 200 médicos no corpo clínico, atendendo pacientes particulares e de convênios médicos. Especializado em cardiologia clínica, intervencionista, eletrofisiologia, cirurgia cardiovascular e cardio-oncologia, oferece atendimento completo em todas as fases do cuidado.