Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Igreja Matriz: restauração em dois atos

Segunda, 12 de setembro de 2011

Para a Via Sacra, falta autorização da SDR para contratação de profissional; para a escadaria, projeto readequado foi encaminhado na semana passada

  

Clique para ampliar
Ao todo, quatorze painéis foram pintados à mão sobre azulejos cerâmicos (Foto Viviane Miranda/PMSBS)
 

São Bento - Há mais de três anos o governo de São Bento do Sul aguardava a liberação de R$ 101.467,00 mil para investir na restauração da Via Sacra, nas escadarias da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria - certamente o ponto turístico mais conhecido do município. Os recursos são provenientes do governo do Estado e agora falta a autorização por parte da Secretaria de Desenvolvimento Regional para que um restaurador possa ser contratado. A diretora de Cultura, Ivana Lampe, conta que a prefeitura já havia acertado com uma restauradora de cerâmica, no entanto, por causa da demora na liberação dos recursos, novo orçamento terá de ser feito. Ivana explica que somente profissionais habilitados e reconhecidos pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) podem realizar a restauração - por se tratar de patrimônio tombado.

Na semana passada, toda a documentação referente ao projeto foi encaminhada à SDR. Tão logo o trabalho de restauração inicie, a previsão é que demore de dez a onze meses para que fique pronto. "Não é um trabalho simples de se fazer", explica. "As peças terão de ser tiradas uma a uma e levadas para um local especial", continua. "É bastante delicado". Após restauradas, as imagens da Via Sacra receberão uma proteção em acrílico. Outros R$ 175,5 mil serão investidos na infraestrutura urbanística da escadaria da Igreja Matriz. Os recursos são disponibilizados pelo Ministério do Turismo e as adequações do projeto foram encaminhadas, na semana passada, à Caixa Econômica Federal - para, após liberação, iniciar o processo licitatório. Um dos pontos mais importantes destacado pela diretora de Turismo, Cristiane Nenevê da Silva, será o acesso para deficientes.

 

LOCOMOÇÃO

"Vamos utilizar a mesma rampa e colocar corrimões conforme a norma que estabelece critérios e parâmetros técnicos aplicáveis a projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. Também um piso podotátil, que facilita a locomoção do portador de deficiência visual será instalado no começo da escadaria, guiando-o até o início da rampa", explica a diretora.

A área com mais de 4,8 mil m² passará por inúmeras melhorias, entre elas, lavagem das pedras nos muros, remoção das pichações, reconstrução dos muros e muretas, remoção e construção de um novo piso, instalação de luminárias na mureta da escadaria e contra os painéis da Via Sacra, calhas nas laterais da escadaria para escoamento das águas da chuva, instalação de lixeiras e bancos no pátio da igreja, instalação de refletores na igreja e melhorias nos canteiros intercalados às escadarias.

Segundo a prefeitura, o início da construção da escadaria foi no dia 7 de novembro de 1966. "Esse cartão-postal de São Bento do Sul merece um cuidado especial", observa Cristiane. Tão logo a Caixa Econômica Federal libere o projeto, inicia então o processo licitatório. "Esperamos que liberem logo, pois estamos na expectativa de concluir mais essa conquista para a população", comemora a diretora.

 

TOMBADA

A Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual de Santa Catarina, devendo ser totalmente preservada, externa e internamente. Com seus 130 degraus de escadarias, tem quatorze painéis da Via Sacra, pintados à mão sobre azulejos cerâmicos. Os painéis da Via Sacra estão expostos ao longo da escadaria que dá acesso à igreja, sendo que dois deles estão fixados diretamente nos pilares das torres laterais à porta da igreja.

Os painéis foram construídos em 1980, por artista que assina como "Michelangelo", procedente de São Paulo. Segundo o pároco da época, padre Nelson Tachini, e algumas pessoas que trabalharam na igreja na mesma época, os painéis passaram por duas intervenções realizadas pelo próprio artista, a primeira em 1989 e a segunda em 1994.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA