São Bento - Mesmo com as facilidades encontradas no mercado para aquisição de computadores, ainda é grande o número de residências que não possuem computador ou, que possuem computador mas não tem ainda acesso à internet. Visando oportunizar o acesso as essas tecnologias a Prefeitura de São Bento do Sul disponibiliza os Centros de Inclusão Digital.
São três laboratórios de informática, dois pelo programa federal e um criado pela Prefeitura, onde a comunidade pode utilizar os computadores para praticar, estudar, acessar a internet, e conhecer um pouco mais sobre esta importante ferramenta.
Programa Federal com a Prefeitura
Através do Programa Federal de Inclusão Digital, a Prefeitura de São Bento do Sul tem instaladas duas salas de informática, sendo uma no próprio prédio da Prefeitura, com 11 computadores à disposição da comunidade; e no bairro Mato Preto, prédio da Defesa Civil e Meio Ambiente, uma sala com 10 computadores para atender o público dos bairros Mato Preto, Oxford e proximidades.
Os equipamentos para estes Centros de Inclusão Digital foram adquiridos através de recursos federais, porém, toda a manutenção para o perfeito funcionamento dos centros é de responsabilidade da Prefeitura, que inclusive mantém monitores para auxiliar as pessoas que frequentam os centros..
Segundo Tiago Martinhuk, coordenador dos Centros de Inclusão Digital, mais de 200 pessoas já foram beneficiadas com os cursos de informática aplicados nos centros , e para o mês de outubro uma grande novidade vem para atender um novo público, será a Inclusão Digital para micro e pequenas empresas.
Oficinas de Informática
Um dos principais serviços oferecidos nos Centros de Inclusão Digital são as Oficinas de Informática, ou seja, cursos para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender a utilizar um computador e seus recursos.
Estes cursos das Oficinas de Informática são totalmente gratuitos, e qualquer pessoa pode participar, desde crianças à idosos, sendo necessário somente que o interessado agende sua participação com antecedência com os monitores que atuam em cada Centro de Inclusão Digital.
Micro e Pequenas Empresas
Em outubro terá início o programa de inclusão digital para a micro e pequena empresa, onde através de oficinas, cursos, e palestras abordando inclusão digital do pequeno e micro empreendedor, este segmento poderá desenvolver ferramentas para profissionalizar seu trabalho e melhorar seu dia a dia. Segundo Tiago, estes empresários poderão aprender a utilizar um gerenciador financeiro, poderão informatizar o seu dia a dia.“Nós estaremos aplicando esta oficina em parceria com diversas empresas, para proporcionar amplo conhecimento aos micro e pequenos empresários”, disse.
Oficina de licitação
Outra novidade que será aplicada aos pequenos e microempresários será a Oficina de Licitação, onde os participantes poderão conhecer e aprender como uma empresa participa de licitação ou de pregão junto ao município.
Nesta oficina os empresários participarão até de uma sessão simulada de pregão. “O objetivo, é desmistificar essa imagem de burocracia que o empresário tem quando se fala de licitação ou pregão. Assim estes empreendedores poderão verificar que é possível sim, e sem maiores problemas, participar de licitações e pregões junto à órgãos públicos”, comentou.
Outros aspectos que serão abordados durante a oficina para micro e pequeno empreendedores serão; a Nota Fiscal eletrônica e a venda de produtos pela internet.
Programa Municipal
E por iniciativa da Prefeitura através da Secretaria de Educação, um Centro de Inclusão Digital e Oficina de Informática está instalada no bairro Serra Alta, no prédio do EMEJA, onde uma sala de informática conta com 10 computadores e com a presença de monitores para auxiliar as pessoas que comparecem ao Centro de Inclusão para praticarem e aprenderem sobre informática.
Oficinas
A Oficina de Informática no Centro de Inclusão Digital de Serra Alta iniciou há duas semanas, porém, os horários da manhã ainda estão em aberto, assim como o primeiro horário da tarde. Qualquer interessado em aprender sobre informática gratuitamente poderá dirigir-se até o local e conversar com o monitor.