Farmácia Viva amplia produção de chás medicinais
A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Farmácia Viva, realiza a utilização da fitoterapia na Atenção Primária à Saúde, oferecendo tratamentos com plantas medicinais para sinais e sintomas leves. Uma alternativa natural e segura, com menores efeitos colaterais.
De acordo com a farmacêutica e coordenadora do Programa, Ana Carla Prade, o Farmácia Viva passou por diversas melhorias. “Após a aquisição de uma desidratadora industrial e a parceria com a UNISOCIESC, conseguimos garantir o controle de qualidade dos chás produzidos, resultando em produtos de alta qualidade, e gerando boa satisfação entre os usuários do SUS”, explicou.
Ana Prade, ainda explica, que os profissionais do Centro Municipal de Práticas Integrativas, médicos e dentistas, estão capacitados para prescrever os chás medicinais, e que em breve, fisioterapeutas também poderão prescrever a Erva baleeira, utilizada no tratamento de dores e contusões. Para acessar os benefícios da fitoterapia, os usuários podem solicitar encaminhamento diretamente nas unidades de saúde do município”, comentou.
Os protocolos de prescrição incluem chás para saúde mental, bucal e problemas gástricos. O cultivo das plantas ocorre no Horto Modelo de Produção de Plantas Medicinais, localizado na sede do SAMAE, e envolve também a parceria com o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do SAMAE, responsável pelo cultivo da Espinheira Santa, que auxilia no tratamento de problemas gástricos.
As plantas medicinais passam por um processo rigoroso de colheita, higienização, desidratação e controle de qualidade, garantindo sua eficácia. Entre as plantas utilizadas estão a espinheira-santa, capim-limão, melissa de galho, alcachofra, dente-de-leão, carqueja, malva cheirosa, alfavaca cravo, erva baleeira, amora preta e guaco.
Para mais informações entre em contato com o CEMPICS/Farmácia Viva, através do telefone (47) 99193-1278.