São Bento - Na manhã desta sexta-feira (09) o prefeito Magno Bollmann, juntamente com o secretário de Agricultura, Edimar Geraldo Salomon participaram da entrega de um veículo Pick Up para o Entreposto do Mel.
Trata-se da fase de conclusão da 2a Etapa de implantação do Entreposto do Mel em São Bento do Sul, que atuará conjuntamente com 14 municípios, atendendo os apicultores de toda a região.
O veículo entregue na manhã desta sexta-feira foi adquirido com recursos repassados pelo MAPA - Ministério da Agricultura e Pecuária através do programa PRODESA, que tem como objeto a aquisição de equipamentos agrícolas.
Segundo o diretor de acompanhamento de convênios da Prefeitura de São Bento do Sul, Luis Muhlbauer, este segundo projeto de um total de três, está em fase de conclusão. Com um total de R$ 430 mil, que serão repassados para aquisição de equipamentos como o veículo, caminhão, empilhadeira, tambores para mel e equipamentos de laboratório. “A primeira e a terceira fase de implementação do Entreposto do Mel já foram concluídas, agora estamos na fase de licitação e conclusão da segunda etapa. A previsão é de que até o final de outubro esteja tudo concluído e o Entreposto esteja a disposição para iniciar os trabalhos com os apicultores da região” disse Luis.
Para o prefeito Magno Bollmann este veículo será de grande importância para o atendimento rápido e para o contato direto com os apicultores de toda a região. Sobre o Entreposto, o prefeito destacou a importância de apoiar todos os apicultores oportunizando que seus produtos possam ser comercializados de forma ampla, para contribuir com a renda de todas as famílias produtoras e fortalecer a apicultura em toda a região.
O Secretário de Agricultura Edimar Geraldo Salomon lembrou que o grande objetivo é de fortalecer a produção familiar, agregando valor aos produtores e promover o crescimento da atividade da apicultura na região. “O que nós iremos proporcionar aqui é que a produção familiar chegue à mesa de todas as pessoas, proporcionando crescimento econômico e o fortalecimento desta economia em toda região”, destacou.
Assim que o Entreposto do Mel estiver em plena atividade, o mel produzido em todo o Planalto Norte será envasado e inspecionado, podendo desta foram ser comercializado. Além do mel, haverá produção de própolis, cera e outros subprodutos.
Produção local
Em São Bento do Sul são produzidos em média dez quilos de mel por colméia ao ano. A previsão após a instalação do Entreposto, é de que este número passe para sessenta quilos ao ano, aproveitando a estrutura do entreposto para beneficiamento e envazamento do mel, possibilitando que os apicultores da região possam agregar valor a sua produção.
Estrutura
O entreposto está localizado na rua Maximiano Eichendorf, esquina com a rua Jorge Weiss, no bairro Dona Francisca. A área construída é de 291,34 m² e inclui sala para pesagem, laboratório, higienização e limpeza, depósito de matéria-prima, área para desenvase e processamento de mel, estufa e depósito para o produto acabado, além de um espaço, em anexo, para escritório e sanitários.