Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Região sofre com as chuvas

Sexta, 09 de setembro de 2011

Em todo o Estado, conforme a Defesa Civil, são 27 municípios atingidos

  

Clique para ampliar
Serra entre Corupá e São Bento do Sul está interditada: queda de barreira (Foto Divulgação)
 

Estado/Região - A Secretaria Estadual da Defesa Civil divulgou, às 15:30 de ontem, quinta-feira, boletim das chuvas em Santa Catarina. Até então eram vinte e sete municípios atingidos. Ao todo, 124 pessoas estavam desabrigadas, 285 desalojadas e 23.693 afetadas pelas chuvas.  Santa Catarina e os catarinenses estão em alerta. De acordo com técnicos da Secretaria da Defesa Civil e da Epagri/Ciram, pode chover cerca de 200 mm até hoje, sexta-feira, no Estado. As regiões que mais preocupam são o Norte e o Vale do Itajaí. A Secretaria da Defesa Civil registrou ocorrências em diferentes municípios devido às chuvas. Entre os municípios que já registraram problemas com alagamentos e deslizamentos, estão, por exemplo, Joinville, Corupá, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul. 

O governador Raimundo Colombo, que se reuniu com a equipe da Secretaria da Defesa Civil na tarde de quarta-feira, alerta que os catarinenses devem manter-se precavidos. "Temos muitas ocorrências de alagamentos e deslizamentos, portanto pedimos que os cidadãos catarinenses que moram em áreas de risco mantenham contato com a Defesa Civil e atendam aos pedidos", ressaltou Colombo.

 

RECOMENDAÇÕES

A Defesa Civil emitiu algumas recomendações à população: no caso de ventos fortes ou tempestades, as pessoas devem procurar abrigo em locais seguros e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados. Nem caso de alagamentos, devem evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, como os banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Caso haja deslizamento de terra, as pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas às suas residências e inclinação de postes e árvores, sendo que, em tal situação, os moradores devem sair de casa e acionar a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

 

GRANDE VOLUME

O grande volume de chuvas registrado durante o feriado do dia 7 de setembro resultou em oito atendimentos por parte da Defesa Civil de São Bento do Sul. Deslizamentos de barrancos e queda de muros foram os chamados atendidos pelo órgão municipal. Como as previsões do tempo são de mais chuva para hoje, sexta-feira, a Defesa Civil permanece em alerta. Na Serrinha do Gatz, no bairro Centenário, queda de barranco e árvores deixou o trânsito em meia-pista. Após os trabalhos de recuperação, o fluxo foi liberado, mas a Defesa Civil pede cuidado aos motoristas que transitarem pelo local.

Muro de dez metros de comprimento por quatro de altura ameaça cair na rua Capitão Ernesto Nunes, precisando de atenção de moradores das proximidades. Na Estrada Pessegueiros, um barranco deslizou e atingiu uma casa. Deslizamentos ocorreram na rua Jacob Treml, ameaçando o desabamento de muro, e também na Estrada Pessegueiros. Alerta também ao aumento no nível dos rios. Os que mais preocupam estão situados no bairro Serra Alta - Vila Pilz, Vila Schwarz. Os telefones para contato com a Defesa Civil local são o 3634-0482 e o 199 (este, 24 horas por dia).

 

ALAGAMENTOS

Em Rio Negrinho, houve aumento considerável do nível de rios que cortam o município - Negrinho, Serrinha e dos Bugres. Até a tarde de ontem, o rio Negrinho estava 4,85 metros acima do nível normal. Alguns pontos da cidade já estavam sendo alagados, como o Campo do Ipiranga, a rua Marechal Floriano Peixoto, a rua Otto Dettemer e a Adolfo Tureck. O número da Defesa Civil de Rio Negrinho é o 3646-3616. Em Corupá, foi constatada a queda de uma barreira no Km 93 da serra, que faz ligação com São Bento do Sul. O governo local informa que, devido à grande quantidade de chuva, o desvio pelo interior - Rio Mandioca, por exemplo - não é aconselhável. Assim, a alternativa é a Serra Francisca, via Joinville. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a previsão para liberação da pista é de três dias. De acordo com as meteorologistas Venize Teixeira e Gilsânia Cruz, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), a previsão para hoje no Planalto Norte é "nebulosidade variável e chuva isolada" na parte da manhã e "sol/céu com muitas nuvens" para o período da tarde/noite. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA