São Bento - O grande volume de chuvas registrado durante o feriado do dia 7 de setembro ocasionou em oito atendimentos por parte da Defesa Civil de São Bento do Sul. Deslizamentos de barrancos e queda de muros foram os chamados atendidos pelo órgão municipal. Como as previsões do tempo são de mais chuva para esta quinta e sexta-feira, a Defesa Civil permanece em alerta.
Na Serrinha do Gatz, no bairro Centenário, queda de barranco e árvores deixou o trânsito em meia-pista. Após os trabalhos de recuperação, o fluxo foi liberado, mas a Defesa Civil pede cuidado aos motoristas que transitarem pelo local. Muro de 10 metros de comprimento por 4 de altura ameaça cair na Rua Capitão Ernesto Nunes, precisando de atenção de moradores próximos . Na Estrada Pessegueiros, barranco deslizou e atingiu uma casa. Deslizamentos ocorreram na Rua Jacob Treml, ameaçando o desabamento de muro, e também na Estrada Pessegueiros. Alerta também ao aumento no nível dos rios. Os que mais preocupam estão situados no bairro Serra Alta, Vila Piltz, Vila Schwarz, e Willy Pruss. Todos os casos são acompanhados pela equipe da Defesa Civil.
Rio Natal
Prejudicada pelas fortes chuvas desde quarta-feira, dia 07, a estrada de acesso a localidades de Rio Natal ficou comprometida. Embora o tráfego esteja liberado, duas equipes da secretaria de Obras permanecem no local para minimizar o risco de novos deslizamentos e também garantir a segurança dos motoristas, já que a BR-280, entre Corupá e São Bento do Sul, foi interditada na manhã desta quinta-feira. Não há previsão de liberação da BR, por isso a secretaria de Obras pede cautela aos motoristas que transitarem pelo Rio Natal, devido o aumento no fluxo de veículos.
Recomendações
No caso de ventos fortes ou tempestades: as pessoas devem procurar abrigo em locais seguros e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.
Alagamentos: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Deslizamento de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil.
Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil, através do telefone de emergência 199. O órgão está com atendimento 24 horas, com equipes de prontidão.