São Bento - Na correria do dia a dia os hábitos saudáveis, tanto de alimentação, atividade física e lazer são deixados em segundo plano. Algumas práticas, não recomendados por especialistas, podem trazer consequências sérias, principalmente quando se trata de doenças renais. Com intuito de discutir mais sobre o tema, a equipe da ESF2 – Estratégia da Saúde da Família, organizou um encontro entre os pacientes da unidade e representantes da Clínica Rim e Vida e da Arplan - Associação dos Doentes Renais do Planalto Norte.
A palestra aconteceu no salão da Capela São José, em Serra Alta, e contou com a presença de mais de trinta representantes da microrregião. Na ocasião o enfermeiro Jairo Seganfredo falou da importância dos rins e sua função. “A alimentação saudável também tem papel fundamental na prevenção de doenças renais”, acrescentou. O público conheceu ainda dados sobre doenças renais em todo o Brasil.
Estiveram presentes ainda, a presidente da Arplan, Nilva Aperecida Cardoso Luz, e representantes da equipe do ESF2. Na unidade, localizada próximo ao Caic em Serra Alta, o programa acompanha aproximadamente 220 pacientes crônicos (diabéticos e hipertensos). As reuniões acontecem toda primeira segunda-feira do mês com temas diferenciados.