Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Gastos dos 73 mil turistas do Círio devem somar U$ 26 milhões em 2011

Terça, 06 de setembro de 2011

Por: Benigna Soares- Ascom Paratur 

O Pará deve receber em 2011 mais de 73 mil turistas durante a programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A previsão é da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que acreditam que este ano os gastos desses turistas devem ultrapassar U$ 26 milhões de dólares. Os dados foram apresentados na manhã desta segunda-feira à imprensa, durante entrevista coletiva concedida pelo presidente da Paratur, Adenauer Góes, pelo estatístico do Dieese, Roberto Sena, com participação de representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PA), da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH-PA), entre outros.

O presidente da Paratur, Adenauer Góes, abriu a coletiva apresentando, com apoio do estatístico da Paratur, Admilson Alcântara, uma pesquisa do perfil do turista do Círio de 2010, ainda inédita na casa. O estudo que contou com 800 entrevistados durante três dias nos principais pontos turísticos de Belém,  mostra que o principal destino de origem desses turistas foi Rio de Janeiro (15.8%), seguido de São Paulo (15.6%) e Maranhão (13,2%) e Ceará (8,2%). Do total de turistas, 51% são do sexo masculino e 49% do sexo masculino. A maior faixa etária do turista do Círio é de 35 a 50 anos (36%) e a segunda de 26 a 34 anos (21,4%), sendo que a faixa etária da pesquisa identificou turistas entre 18 e 65 anos de idade.

“Esses números são fundamentais para efetuarmos planejamento das ações em torno da promoção do Pará e o Círio é um dos eventos que pautam essa divulgação e planejamento. A  ideia da Paratur é retomar a promoção e divulgação do Círio o ano todo, torná-lo cada vez mais a atividade econômica ligada ao turismo”. Disse Adenauer, ao informar que Estados Unidos e França são os principais países emissores de turistas para o Pará durante o Círio.

Um outro detalhe apresentado na pesquisa é que o número de turistas que vem a Belém no Círio, tem aumentando. No Círio 2001  estiveram em Belém 37.000 turistas sendo 3.000 do exterior e 34.000 do Brasil. No Círio 2010  o numero de turistas subiu para 69.000  e para este ano a estimativa da Paratur e Dieese é de que este número chegue em 73.209 turistas ( a grande maioria do Brasil).

Roberto Sena, do Dieese, enalteceu a parceria com a Paratur, através de seu Setor de Estatísticas, que há 12 anos trabalham juntos pesquisas e estatísticas que servem como diretriz para políticas públicas e da iniciativa privada de investimentos no turismo.  

“Abrir cada vez mais portas para o turismo, seja receptivo, religioso,  de negócios”. Diz Sena, para quem os dados servem para dar otimismo às empresas para criarem seus pacotes, venderem o Círio e assim contribuir para a geração de emprego e renda.

A estratégia é elogiada por Rose Larrat, presidente da Abav, que acredita que essas diretrizes facilitam a comercialização do Círio. Para ela a promoção é também um importante pilar entre essas estratégias.

GASTOS - Em termos de previsão de gastos no Círio ,  as analises feitas mostram que no Círio  2001 os turistas deixaram no Pará cerca de  U$ 7 milhões de dólares.  Em 2010  o gasto foi de cerca de U$ 25 milhões de dólares. A previsão para este ano é que o gasto dos cerca de 73 mil turistas no Círio gire em torno dos U$ 26 milhões de dólares. Esta previsão de gastos nos  últimos 02 anos (2010 a 2011) mostram um crescimento de 7,00 %.

Uma boa notícia para os envolvidos na cadeia produtiva do turismo que tem o Círio como forte evento do segmento religiosos é que 98,2% dos entrevistados expressou desejo de voltar ao Círio e somente 1,8% disseram que não voltariam.

Cerca de 2 milhões de romeiros participam do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, sempre no segundo domingo de outubro. O evento, considerado a maior manifestação católica do Brasil, é o mais forte atrativo turístico da capital do Pará, Belém. Ao longo de todo o ano a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) leva a temática aos grandes eventos, feiras e salões de turismo do Brasil e do mundo, como forma de fortalecer a cultura, religiosidade e o turismo paraense.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA