O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo de geada em Serrana, oeste, norte, sul catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis (SC), Metropolitana de Porto Alegre (RS), sudeste, nordeste, centro oriental, sudoeste, noroeste, centro ocidental rio-grandense, Metropolitana de Curitiba (PR), sudeste, sudoeste, centro-sul e centro oriental paranaense.
Também há alerta para perigo de onda de frio em todo o Rio Grande do Sul, Serrana, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, oeste e sul catarinense.
Para julho, o Inmet prevê chuva acima da média em áreas do leste da Região Sul, especialmente no nordeste do Rio Grande do Sul. No oeste da Região Sul, a previsão é de chuva próxima ou abaixo da média. A redução das chuvas é comum nesta época do ano devido às massas de ar seco, o que pode aumentar as queimadas e doenças respiratórias.
A segunda-feira (1°) começa com poucas nuvens em todo o Sul e geadas em grande parte da região. Apenas no norte central, norte pioneiro, noroeste pioneiro paranaense, Paranaguá, sul catarinense, Grande Florianópolis, Joinville (SC), Itajaí (SC), Blumenau (SC), Osório (RS), Camaquã (RS), Pelotas (RS) e Litoral Lagunar, não há previsão de geadas.
Durante a tarde, poucas nuvens em todos os estados da região Sul. À noite, muitas nuvens apenas no sul catarinense, Grande Florianópolis, Joinville, Itajaí, Blumenau, Osório, Camaquã, Pelotas e Litoral Lagunar.
A temperatura mínima fica em torno de -1°C, no município de Corumbá do Sul (RS) e a máxima prevista é de 28ºC, na cidade de Douradina (PR). A umidade relativa do ar varia entre 30% e 90%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Fonte: Brasil 61