50 ANOS DA LEGALIDADE
De 1 a 3 de setembro de 2011, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, foi o local escolhido pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), para o 5º Congresso Nacional e lembrar os 50 anos da Campanha pela Legalidade liderada pelo, então, governador do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola.
O cunhado de Brizola, João Goulart era o Vice-presidente do Brasil e com a renúncia do então Presidente, Jânio da Silva Quadros os ministros das Forças Armadas queriam impedir a posse de Jango. Isto seria contra a Constituição.
Foi ai que o Brizola trouxe para dentro do Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, os estúdios da Rádio Guaíba de Porto Alegre, que coligada com outras emissoras do país comandou a “Campanha pela Legalidade” a qual foi vitoriosa com a posse do Jango na Presidência da Republica Federativa do Brasil, embora concordando com o Sistema de Governo Parlamentarista.
Na Quinta, à tarde, foi dada a abertura em frente ao Palácio Piratini pelo atual Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Taison Genro, que acolheu os gaúchos, brasileiros e autoridades presentes no ato, ou acompanhando pelos meios de comunicação, especialmente os ouvintes da Rádio Guaíba.
Em seguida, já dentro do Teatro Dante Barone, foi dada homenagem a Brigada Militar e a Radio Guaíba. Com o discurso do Presidente do PDT e Ministro do Trabalho, estava aberto o 5º Congresso nacional do PDT com participantes de todo o Brasil na Capital Gaúcha.
Na sexta, manhã e tarde, foi realizado as reuniões das Comissões Temáticas: - Educação; - Saúde e Seguridade Sócia; - Economia; - Infraestrutura Urbana e Rural; - Trabalho, Emprego e Renda; - Ciência, Tecnologia e Energias Renováveis; - Agricultura e Meio Ambiente; - Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; - Comunicação; - Direitos Humanos e Cidadanias; - Segurança Publica; - Organização Partidária e Reforma Política. O destaque maior foi do Senador Cristóvão Buarque, expondo sobre um projeto “Revolucionário de Educação” de base.
No sábado, de manhã, foi realizado um painel de “Testemunhos da Legalidade”, sendo o mais vibrante o de um companheiro de Brizola o ex-governado Alceu Lollares. Foi marcante a presença dos negros, das mulheres e dos jovens, nesse momento histórico. São Bento teve a participação de 3 membros da Juventude do PDT e 3 Membros da Executiva.