Projeto em comum é desenvolvido através dos núcleos setoriais
São Bento - Empresários e colaboradores com um objetivo em comum: fortalecer o segmento que representam e consolidar novos negócios. Com este pensamento os núcleos setoriais e multissetoriais da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) desenvolvem diversos trabalhos. O primeiro núcleo da entidade foi fundado em 1993, voltado ao meio ambiente. Atualmente, são desenvolvidos ações com nove núcleos e uma câmara técnica. Através dos grupos é possível descobrir lideranças, trabalhar com a responsabilidade social e desenvolver o espírito associativo no meio empresarial.
Os integrantes buscam oportunidades em comum. "Com o núcleo é possível reunir empresários e ficar cada vez mais forte no segmento, ampliando os seus negócios. Outro aspecto importante é a questão das capacitações profissionais e troca de experiências que acontecem", afirma a empresária e coordenadora do núcleo das mulheres empreendedoras, Lisandra Pauli Hinke.
A entidade neste momento está desenvolvendo com diversos núcleos um projeto em comum, voltado para a qualificação de mão de obra. Conforme a Acisbs, este é um grave problema para todas as empresas: a falta de profissionais capacitados. O núcleo de automecânicas iniciou na noite de terça-feira o curso de Mecânica Automotiva. Foram inscritas setenta e duas pessoas - de adolescentes que estão iniciando no mercado de trabalho a pessoas que estão em busca de um emprego ou aqueles que já trabalham na área e objetivam um maior aperfeiçoamento. O encerramento da capacitação está previsto para dezembro deste ano.
O instrutor pertencente ao núcleo de automecânicas, Marcelo Liebl, relatou que há dificuldade para encontrar mão de obra qualificada para essa área, e que a capacitação será uma oportunidade de repassar os conhecimentos para formação de um profissional habilitado e que atenda as necessidades do setor no município.
CONHECIMENTOS BÁSICOS
Já o núcleo de tecnologia da informação elabora neste momento um projeto para avaliar quais as necessidades das empresas em relação aos profissionais na área de tecnologia, focando o mercado de trabalho, para depois viabilizar cursos em prol deste setor. Segundo o grupo, conhecimentos básicos ou fora da realidade não são mais aceitos pelas empresas.
As integrantes do Núcleo das Mulheres Empreendedoras estão desenvolvendo ações de marketing através da capacitação fornecida pela Acisbs. Nos meses de agosto e setembro, elas estão participando de um curso sobre redes sociais e ao mesmo tempo trocando experiências sobre a importância das ferramentas no meio empresarial. Maior aproximação com o cliente, criatividade, interação e monitoramento de resultados são alguns assuntos em destaque nos encontros.