Mueller inaugura exposição exclusiva sobre Monet com espaços imersivos
Segunda, 13 de maio de 2024
Mueller inaugura exposição exclusiva sobre Monet com espaços imersivos
Exposição "Monet: Amor e Tempo", idealizada e realizada pelo Shopping Mueller em Curitiba. | Divulgação/Shopping Mueller
O Shopping Mueller está promovendo sua própria primavera. Com a abertura da exposição "Monet: Amor e Tempo", as flores tomaram conta da decoração: estão na passarela da Rua Mateus Leme, impressas nos pisos, suspensas no teto e, claro, nas pinceladas de Claude Monet, pintor francês que ficou conhecido como "jardineiro dos pinceis".
Monet nasceu em 1840 em Paris e morreu aos 86 anos em Giverny, na região da Normandia francesa. Ele é um dos expoentes do movimento Impressionista, vanguarda artística que surgiu na década de 1870 e que passou a representar paisagens e retratos a partir de pinceladas rápidas com uma profusão de tons e texturas de tinta, quebrando com as convenções acadêmicas da época.
A mostra traz 13 quadros do artista reproduzidos em tamanho real em um espaço de exposição no piso L4. Três ambientes imersivos completam a experiência, com aromas e música dando o tom da imersão: o primeiro é a passarela, com arcos de flores e mescla de folhagens naturais e artificiais; o segundo, a reprodução com projeção mapeada da ponte japonesa sobre um lago que Monet pintou repetidamente durante sua vida; e o terceiro, uma sala de espelhos que torna infinitos os ângulos e cores das flores, tema principal do artista.
"Esta é uma exposição idealizada e realizada pelo Mueller. Fizemos uma pesquisa para reproduzir os jardins de Monet com todas as flores que ele cultivava e que ainda estão em sua casa, na França. São mais de 6 mil unidades que compõem nossa exposição, com íris, tulipa, dália, gerânio, begônia, glicínias, chorão e bambu", conta Cynthia Maia Batista, gerente de marketing do Shopping Mueller. A equipe trabalhou por três meses para transformar a obra do artista em um estímulo para todos os sentidos, inclusive o olfativo: a partir das plantas, compôs-se uma fragrância com aromas frescos e florais permeando os espaços da mostra.
A trilha musical é um pout-pourri composto com sonatas e sinfonias de compositores eruditos contemporâneos a Monet, em que cada peça representa uma estação do ano – ritmos mais alegres para o verão e um certo drama e intensidade para o inverno.
"Quando vi fotos de Monet no caminho entre sua casa e seu jardim, com aqueles arcos de flores, imediatamente pensei que seriam perfeitos na nossa passarela", recorda Cynthia. Os visitantes também se encantaram: muitas pessoas atravessaram a passarela inúmeras vezes para fotografar e gravar vídeos de todos os ângulos possíveis. "A alegria de Monet encantou nossos clientes", comemora a gerente de marketing.
"O nome da exposição "Amor e Tempo" representa bem o que foi a vida de Monet", diz Lucia Müller, mediadora cultural. Ela é uma das profissionais que faz as visitas guiadas pela exposição. "Monet só conseguiu viver de sua arte após os 50 anos de idade. Ele perseverou e levou seu trabalho até as últimas consequências. Ele rompeu logo cedo com o academicismo na pintura, pintando ao ar livre com pinceladas rápidas para capturar a luz e cores de acordo com as estações", explica Lucia. Uma das obras que marcou o Impressionismo e até hoje é uma das mais representativas do movimento é o quadro "Impressão, Nascer do Sol", de 1872, que também está no Mueller.
A estudante de Artes Visuais da Unicesumar, Camile Lopes, estava ansiosa pela estreia da exposição. "Eu passei por aqui na semana anterior e vi um pedacinho do quadro atrás de um biombo. Reconheci o estilo e fiquei muito feliz de poder ver uma exposição do meu pintor favorito", celebra. Trajada com cores que combinam com a paleta de um de seus quadros preferidos, "Nenúfares" (1906), Camile visitou a exposição no dia de sua estreia. "É difícil a gente conseguir ver todas as obras do Monet em um único lugar, porque cada quadro está em uma instituição diferente, em um país diferente. A reprodução em tamanho real e com alta qualidade é perfeita para a gente conseguir ver as técnicas de pintura do Impressionismo, o relevo da tinta, as pinceladas. Transmite bem a originalidade", comenta.
A exposição "Monet: Amor e Tempo" tem entrada gratuita e vai até o dia 31 de maio. Visitas guiadas podem ser agendadas para estudantes através do setor de marketing do Shopping Mueller: marketing@shoppingmueller.com.br
Serviço
Exposição "Monet: Amor e Tempo" em cartaz até 31 de maio. Entrada gratuita. De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h. Shopping Mueller (Piso L4 e passarela) – Avenida Cândido de Abreu, 127, Centro Cívico, Curitiba. Contato Telefone: (41) 3074-1000 Site: www.shoppingmueller.com.br Instagram: @muellercwb