Programa Pagamento por Serviço Ambiental foi um dos temas do Sustentar 2011
São Bento/Chapecó - Aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto, em Chapecó, o evento socioam-biental denominado "Sustentar 2011", que desenvolveu o IV Fórum de Energias Renováveis e Consumo Responsável. Neste evento, o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, foi convidado para apresentar o case "Pagamento por Serviço Ambiental - Produtor de Água do Rio Vermelho", referenciado na Câmara de Deputados e na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc). Organizado pela própria Alesc, no Sustentar 2011 São Bento do Sul expôs seis banners referentes ao PSA e dez banners com ações do Consórcio Intermunicipal Quiriri, complementando com a distribuição de material informativo expondo as ações por vídeos e folders, além do material de turismo de São Bento do Sul. A apresentação em forma de palestra de Magno ocorreu no último dia, com participação do diretor de Meio Ambiente de São Bento do Sul, Marcelo Hübel.
A organização contabilizou a participação de 1,2 mil pessoas, principalmente do oeste do Estado, do norte do Rio Grande do Sul e ainda do exterior - de Portugal e Chile. As exposições foram visitadas por diferentes representantes de consórcios, cooperativas da agricultura familiar, setor empresarial e universidades, com apoio do deputado estadual Dirceu Dresch (PT), coordenador do evento, e do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC). Diferentes organizações e entidades do terceiro setor se manifestaram parabenizando a ação de São Bento do Sul, considerando o município um exemplo para o Estado por ser a primeira experiência catarinense em PSA. "É preciso aplicar as discussões de projetos socioambientais que favoreçam a integração homem e natureza", comentou o prefeito Magno Bollmann.
VERTENTES
Na ocasião também forma apresentadas e discutidas outras vertentes ambientais relacionadas à energia renovável, suas formas de consumo, a legislação e o cenário internacional. As apresentações foram complementadas com pelo menos sete visitas em campo - questão dos recursos energéticos e a agricultura familiar. No tema de PSA, além da experiência de São Bento do Sul, também foram apresentadas as etapas de implantação do projeto da cidade de Extrema/MG, que atua na área há seis anos, tendo retornos ambientais sociais e econômicos, inclusive na geração de turismo, atração de novas empresas e aumento do PIB. "Mostramos São Bento do Sul num evento que foi sucesso", frisou Magno Bollmann.
Na conclusão do fórum foi criada a "Carta Chapecó", com as diretrizes debatidas para aplicação em práticas de melhorias na qualidade de vida e ações ambientais, favorecendo o desenvolvimento do potencial energético responsável e o crescimento da agricultura familiar. No final das apresentações o prefeito Magno Bollmann apresentou a Promosul aos presentes, convidando o coordenador para organizar o Sustentar 2012 em São Bento do Sul. A proposição foi bem aceita e será estudada em grupo para brevemente retornar com uma resposta ao convite.