|
Os bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, Bárbara Ribeiro (22) e Paulo Montorio (20) foram contratados para a Companhia do Teatro Musical Estadual de Klaipėda, na Lituânia. Ainda neste mês de maio, eles partem para as Repúblicas Bálticas, localizadas no leste Europeu e iniciam a carreira internacional. A história desses talentos é muito parecida. Bárbara e Paulo começaram a estudar na Escola Bolshoi bem pequenos. Fizeram toda a formação de oito anos e foram contratados pela Cia. Jovem Bolshoi Brasil. Atuaram em grandes momentos da instituição como nos 20 anos do Bolshoi no Brasil, em balés marcantes como Don Quixote, Príncipe Igor e o Quebra-Nozes e também em Estreias dos Balés Cinderella e Carmen, sendo protagonistas dessas obras. "Ambos sempre se destacaram por desenvolver a consciência e inteligência, que a arte não é somente aquilo que acontece na sala de aula ou no palco, mas envolve as vidas e os sonhos do ser humano”, comenta o diretor geral Pavel Kazarian.
Quem é Bárbara Ribeiro? Bárbara é natural de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e começou a dançar com apenas 4 anos de idade em um projeto de balé em sua cidade. Em 2014, com 11 anos foi aprovada no processo seletivo da Escola Bolshoi. Seus pais, não mediram esforços e se mudaram para Joinville para que a pequena bailarina pudesse continuar o seu sonho. “Grande parte do que sou aprendi no Bolshoi, passando toda transição da infância à vida adulta. Passei mais tempo crescendo dentro do Bolshoi do que em casa, e tudo vivido foi intenso e maravilhoso, experiências que levarei para sempre. Obrigada Bolshoi, pela formação, aprendizado, amadurecimento, apoio e família. Levo minha escola no coração, despedindo-me da trajetória até aqui, com gratidão e emoção”. Bárbara se formou em 2021 na Escola Bolshoi e em seguida ingressou na Cia. Jovem da instituição, onde participou de turnês nacionais e interpretou grandes papeis como Cinderella, na noite de gala do 40º Festival de Dança de Joinville. Seu principal objetivo como bailarina profissional sempre foi trabalhar em companhias no exterior, e agora ela está preparada para embarcar nessa nova etapa profissional no Teatro Musical Estadual de Klaipėda, na Lituânia. “Estou muito feliz e ansiosa para embarcar nessa nova vida e poder aprimorar e acrescentar novos conhecimentos, poder me desafiar cada vez mais no ramo da dança e continuar trabalhando com o que amo”, comenta a bailarina.
Quem é Paulo Montorio? Paulo nasceu em Guarulhos, São Paulo, e nunca sonhou com a dança até ver uma notícia sobre uma seleção da Escola Bolshoi em sua cidade na televisão. Vindo de uma família humilde, o menino viu na dança uma oportunidade de mudar a sua realidade e de sua família. Participou do processo seletivo e foi aprovado para iniciar no primeiro ano do Bolshoi em 2016. Muito novo, com apenas 11 anos, Paulo se mudou para Joinville sozinho e morou com uma mãe social. Depois de oito anos de estudo, veio a sonhada formatura e a felicidade de ter seu primeiro emprego como bailarino profissional da Cia. Jovem Bolshoi Brasil. “Eu tenho quase 9 anos de Bolshoi, isso é metade da minha idade, metade da minha vida. Falar do Bolshoi é como falar de uma família, que me criou e educou com muito caráter e disciplina”, conta o bailarino. Hoje, Paulo está se preparando para enfrentar novos desafios na Lituânia, como parte do Teatro Musical Estadual de Klaipėda.
Sobre o Teatro Musical Estadual de Klaipėda Situado em Klaipėda, uma cidade portuária importante na Lituânia, o teatro atrai público local e visitantes de outras regiões do país e do exterior. Fundado em 1987, o Teatro Musical Estadual de Klaipėda é considerado a maior instituição profissional de artes cênicas da Lituânia Ocidental. Seu objetivo central é levar ao público apresentações de teatro musical do mais alto padrão. Ao longo de mais de três décadas de atividade, o teatro produziu mais de uma centena de obras teatrais em diversos gêneros, incluindo óperas, dramas musicais, operetas, musicais, balés, apresentações de dança contemporânea e apresentações musicais para crianças. O Teatro Musical Estadual de Klaipėda é uma instituição cultural importante que desempenha um papel vital na promoção das artes, tanto a nível regional quanto nacional, na Lituânia.
Bolshoi Brasil A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé que consagrou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 24 anos de implantação no Brasil, a Escola está localizada na cidade de Joinville/SC e concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 236 alunos do curso técnico. A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação. O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania. A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Porto Seguro, Whirpool, Aurora, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Ciser, Engie, Nidec, Texpa, TKE e demais Amigos que contribuem com a arte no país. |