São Bento - A Prefeitura de São Bento do Sul encaminhou dois importantes anteprojetos para análise e aprovação do Legislativo. O primeiro trata do Plano Municipal de Educação (PME) o qual estipula diretrizes e metas para a educação em São Bento para os próximos dez anos. O outro propõe a atualização da Lei do Sistema, seguindo para a terceira versão.
Desde fevereiro a comunidade escolar trabalha na elaboração do PME dividido em 14 Eixos Temáticos. Os eixos foram discutidos em seminários com a presença de representantes da rede municipal, estadual e particular de ensino. As propostas passaram por análise e aprovação de Fóruns Permanentes, composta por membros da sociedade civil, pública e jurídica.
Quanto à nova versão da Lei do Sistema, o objetivo foi regulamentar algumas questões e programas não dispostos na versão atual. No documento pode-se observar, por exemplo, o acréscimo da regularização do transporte escolar, diretrizes escolares, além da inclusão do projeto das oficinas e do período integral.
Nesta semana a secretária de Educação, Salete Bayerl Spitzner, apresentou os anteprojetos para representantes da comunidade São-bentense. Segundo ela, depois da apreciação dos Vereadores, a nova versão da Lei do Sistema ainda deverá ser sancionada pelo Prefeito. Em relação ao PME, a entrega do projeto final está prevista para o dia 02 de fevereiro de 2012.