Anita Garibaldi - O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, estimou em 30 dias a conclusão dos trabalhos para desobstrução da SC-456. A rodovia, uma das ligações de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, ficou totalmente obstruída no início da semana por um deslizamento de terra com aproximadamente 15 mil metros cúbicos de terra, nas proximidades da Hidrelétrica Barra Grande (Baesa), em Anita Garibaldi.
"A partir de segunda-feira (5), vamos trabalhar em duas frentes, uma pelo lado de Santa Catarina, a cargo do Deinfra, e outra pelo Rio Grande do Sul, sob responsabilidade da Baesa”, informou Meller. Ao todo deverão ser cerca de 1.500 viagens de caminhão para retirar do material e levá-lo para duas áreas já definidas pela gerência da hidrelétrica.
Com a previsão de 40 mm de chuva para o início da próxima semana, Meller não descarta a ocorrência de novos deslizamentos na área, porém de menor monta. “Há ainda muitas fissuras no talule (encosta do morro)”, constatou ele.
Segundo Meller, além do risco de outros escorregamentos, o espaço para manobras é muito estreito, reduzindo ainda mais a velocidade de operação das máquinas. Ele inspecionou a área atingida com apoio do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, da Superintendência da Deinfra na região e da diretoria da hidrelétrica.