Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

São Bento do Sul firma parceria cultural/científica com Seara

Sábado, 03 de setembro de 2011

São Bento - Durante sua viagem à Chapecó, onde participou do Sustentar 2011, o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, também esteve na cidade de Seara, distante 400 quilômetros do município. Sua visita à Seara tinha por objetivo conhecer o Museu Fritz Plaumann, que abriga a maior coleção de insetos da América Latina, e colher informações que possam auxiliar na criação do museu entomológico que vem sendo desenvolvido em São Bento do Sul.

 Além de Magno, participou da visita o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hüebl. Naquele município, eles foram recebidos pela prefeita Laci Grigolo, que em entusiasmo recíproco, construiu em conjunto com Magno Bollmann o intercâmbio e parceria entre os municípios na troca de informações pela valoração cultural e ambiental. Na ocasião foi previamente manifestado o convite para a inauguração do Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, em São Bento do Sul, que deve ocorrer em novembro de 2011.

 Museu Fritz Plaumann

 Preserva o trabalho científico de Fritz Plaumann, natural da Prússia Oriental, que em 70 dos 92 anos de idade dedicou e catalogou pelo menos 1500 novas descobertas de espécies, sendo 150 definidas pelo seu nome, mas chegou a classificar 17.000 espécies.

 O espaço de 564,42m² distribuídos em três pavimentos apresenta aclimatação, e estruturas apropriadas para manutenção do acervo. A coleção entomológica foi adquirida pelo município de Seara em 1982 e inaugurou o Museu em 1988. Parte da mensagem de inauguração do museu em Seara o entomólogo revela: “Meu olhar divaga livremente sobre a paisagem montanhosa, porém a mata não existe mais. As estrelas brilham à noite no firmamento, porém disfarçadas pelo reduzir das luzes artificiais” e continua... “O homem agride sem consideração: A fauna e a flora autóctones sucumbem. Terra, água e ar são envenenados ou contaminados. Porém a terra, na qual toda a vida se fundamenta, há de vingar-se como em parte já está acontecendo.”



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA