Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Sesc celebra Dia Internacional da Felicidade com programação especial para pessoas idosas

Quarta, 13 de março de 2024

As atividades acontecem de 18 a 22 de março com o tema: "Felicidade e conexões sociais: somos mais felizes juntos!"

Dia Internacional da Felicidade é celebrado há dez anos no dia 20 de março, e tem o objetivo de promover a felicidade e a alegria entre os povos do mundo e fazer com que as pessoas percebam a importância da felicidade em suas vidas. É por isso que, em 2013, a ONU criou a data como uma forma de reconhecer a relevância da felicidade e do bem-estar como um objetivo humano fundamental.  

 

Esta celebração anual resultou na criação de um movimento mundial para além das Nações Unidas. 

Aderindo a este movimento, as Unidades do Sesc Santa Catarina realizam programações gratuitas de 18 a 22 de março, com palestras, dinâmicas em grupo e oficinas abordando o tema: “Felicidade e conexões sociais”.

As atividades são voltadas aos grupos do Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI) da instituição: Conecta 60+Mundo Digital MásterDança Circular e Mente AtivaA programação é aberta ao público.  

Mais do que trazer o assunto à tona, as programações proporcionarão momentos felizes aos participantes. Venha conhecer nossas atividades do Trabalho Social com Pessoas Idosas e tenha momentos felizes com o Sesc! 

AGENDA COM A PROGRAMAÇÃO

 

Relatório Mundial da Felicidade

Relatório Mundial da Felicidade é uma parceria entre a Gallup, o Oxford Wellbeing Research Centre, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e o Conselho Editorial do WHR. O periódico é produzido sob o controle editorial do Conselho Editorial do WHR. 

 

O Relatório Mundial da Felicidade reflete uma exigência global de maior atenção à felicidade e ao bem-estar como critérios para política governamental. Ele analisa o estado de felicidade no mundo hoje e mostra como a ciência da felicidade explica as variações pessoais e nacionais na felicidade. 

Com base nas avaliações de vida de milhões de entrevistados em todo o mundo, foi compreendido com mais clareza os fatores-chave que explicam as diferenças que implicam o bem-estar em todo o mundo, que incluem: 

  • saúde física e mental    
  •  relações humanas (na família, no trabalho e na comunidade)    
  •  renda e emprego     
  • virtudes de caráter e confiança     
  • suporte social     
  • liberdade pessoal    
  • falta de corrupção, e     
  • governo eficaz

Registro do Encontro 60+, em 2023.

Boas práticas para uma vida mais feliz

O caminho de cada pessoa para a felicidade é diferente. Com base nas pesquisas mais recentes, a Action for Happiness, um movimento sem fins lucrativos de pessoas de 160 países, foram identificadas 10 práticas que podem tornar a vida mais feliz e gratificante. A pesquisa pode ser consultada em:  dayofhappiness.net.

Visão científica sobre Felicidade 

O bem-estar tem efeitos para a longevidade, a produtividade e a socialização. Neste artigo, o autor aborda que a “A longevidade depende da felicidade”.

O artigo indica que os hábitos saudáveis continuam importantes, mas, em termos de impacto, os relacionamentos têm grande peso para uma vida longa e saudável. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que a saúde social e a saúde espiritual são importantes para uma vida mais longa. 

 

Um dos principais ingredientes que compõem a fórmula da felicidade é a manutenção das relações interpessoais. As conexões nos deixam mais felizes e, também mais saudáveis, aumentando a nossa expectativa de vida. 

 

Ao longo da década de 1970, pesquisadores de Harvard buscaram evidências sobre longevidade com saúde e envelhecimento saudável, para saberem quais eram as áreas nas quais as pessoas envelheciam plenamente, não só numericamente, mas com qualidade de vida e felicidade. Como critérios, os idosos tinham de ser saudáveis, mas também felizes, com qualidade de vida.

 

Com esses dois critérios principais avaliados pelo questionário da OMS, eles escolheram cinco áreas no mundo (as ‘Blue Zones’). O estudo mostrou que o que realmente faz com que as pessoas vivam mais nesses lugares são os bons relacionamentos, as ligações sociais positivas entre as pessoas, e os valores que possuem em comum.  

 

 A importância destas relações sociais positivas também traz mais a resiliência de vida em tempos de crise. Somos mais felizes em grupo e quando temos companhia do nosso lado quando mais precisamos.   

E você, o quanto está satisfeito com sua vida? Como estão suas relações?  

 

Você pode participar das atividades em grupo do Sesc! Os grupos oferecem a oportunidade de conhecer outras pessoas, aprender coisas novas, fazer amizades, se conectar com as atualidades, se desenvolver e ter uma vida mais feliz. 

Trabalho Social com Pessoas Idosas

Sesc Santa Catarina acredita na promoção do envelhecimento com oportunidades de protagonismo, numa sociedade em que as pessoas idosas sejam respeitadas e valorizadas por suas potencialidades.

 

A Instituição é pioneira no Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), promovendo ações que buscam socializar o público 60+, numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos seus direitos.  

Com o TSPI, o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social.  

Nacionalmente, o TSPI iniciou 1960 no Sesc São Paulo. Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito, em Florianópolis. O objetivo principal é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais: Relações Intergeracionais; Gerontologia como tema transversal; Protagonismo da pessoa idosa; e Envelhecimento ativo.  

 

“Estamos na década do envelhecimento saudável, uma iniciativa global, que reúne os esforços governamentais, de instituições privadas e de toda a sociedade para melhorar a vida das pessoas idosas. E estamos juntos nessa”, reforça a diretora.

 

“O Sesc está ao seu lado e da sua família, para que todos possam ter vidas longas e saudáveis, e fazer as coisas que valorizam pelo maior tempo possível”, reforça a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.  

No Estado as principais programações são: Mundo Digital Máster, Conecta 60+, Mente Ativa, e Dança Circular entre outros grupos de interesse, que visam proporcionar espaços de integração, reflexão sobre envelhecimento, socialização e empoderamento. 

 


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA