Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Bailarinas: agora nos palcos internacionais

Segunda, 05 de setembro de 2011

Irmãs são-bentenses estrearão pelo Baltimore Ballet, na costa leste americana

  

Clique para ampliar
Mariana, 21 anos, e Jenifer Zschoerper, 19, em visita ao jornal nesta semana e na época em que eram integrantes do Bolshoi (Fotos Pedro Skiba/Evolução e Elvis Lozeiko/Evolução/Arquivo)
 

As irmãs são-bentenses Mariana e Jenifer Zschoerper, que se destacaram no consagrado e disputadíssimo Ballet Bolshoi - no qual iniciaram a carreira -, estão prontas para ganhar o mundo. Mais do que uma simples expressão, trata-se de uma realidade, afinal, no próximo mês elas estrearão pelo Baltimore Ballet, localizado na cidade homônima, na costa leste americana. A estreia acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro. Mariana e Jenifer, que estiveram na Redação do jornal Evolução nesta semana, embarcam para os Estados Unidos na próxima quinta-feira, dia 8. As irmãs são-bentenses agora são bailarinas profissionais, com carteira assinada - e já projetam, para daqui a cinco anos, a criação de uma companhia própria de dança.

Jenifer, 19 anos, depois de sair de Joinville - onde está a única sede do Bolshoi fora da Rússia -, passou quase dois anos em Vancouver, no Canadá, na Pacific Dance Art. "Foi uma experiência nova, porque é outro método de balé", diz. Segundo ela, o período de um ano e oito meses proporcionou grande aprendizado. "Aprendi não só a dançar com este método, mas também a coreografar e a dar aulas e ensaios". Em Nova Iorque, nos Estados, chegou a figurar entre as vinte melhores bailarinas do mundo após um concurso destinado a jovens com idades entre 11 e 19 anos. "Este último ano foi muito gratificante para mim".

 

CRÍTICA

Mariana, 21 anos, após um espetáculo realizado em São Paulo - pelA Company Ballet -, no final do ano passado, também seguiu para os Estados Unidos, "para tentar algumas audições e dar sequência à carreira no exterior", como ela própria define. Foi parar justamente em Baltimore e, após a realização de testes, foi convidada a integrar o Baltimore Ballet. "Recebi uma crítica muito boa", conta. A avaliação foi publicada no blog da própria escola. Bastaram mais dois concursos no início deste ano, em Boston e em Orlando, para surgir a oportunidade oficial, abrindo espaço para a participação no corpo de profissionais da companhia.

Questionada sobre toda a trajetória percorrida até agora, Mariana destacou que "cada pedaço foi importante e fundamental" para ambas chegarem ao estágio em que se encontram. "Estamos procurando agregar conhecimentos e experiências", afirma. Mariana e Jenifer estão convivendo com profissionais de altíssimo nível. Para tanto, foi necessário trilhar um caminho no qual a disciplina foi - e é - fundamental.

Elas treinam, em média, oito horas por dia, mas, no momento, estão em férias - que acabam na próxima semana. Em dezembro elas participarão do espetáculo "O Quebra-Nozes". Em visita a São Bento do Sul, elas falaram sobre a reforma do Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, cuja primeira etapa (dos telhados) teve início recentemente. "Adoraríamos dançar aqui", comentou Mariana. "Quem sabe juntamente com um grupo internacional que poderia se apresentar em São Bento".



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA