Mundial do Vinho (18/02): um brinde à tradição e diversidade
Sommelier da Cantu Grupo Wine preparou uma seleção exclusiva para a data
No dia 18 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Vinho, uma data especial para todos os apreciadores dessa bebida milenar que encanta paladares ao redor do mundo inteiro. Com mais de 6 mil anos de história registrada, o vinho é um líquido vivo e maravilhoso que encontra morada em diversas garrafas, proporcionando experiências únicas e inigualáveis. Para a data, o sommelier Sergio Cruz, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, conta um pouco sobre essa história.
“À medida que o tempo avança, observamos uma crescente transformação no mundo do vinho. Apaixonados, entusiastas e amantes dessa arte buscam incessantemente conhecimento sobre as mais variadas nuances que a bebida oferece. Seja o branco refrescante, o rosé vibrante, o tinto encorpado, o fortificado enriquecido, o espumante efervescente ou o champagne sofisticado, as pessoas buscam compreender as diferenças entre eles, o seco, meio seco, brut, extra brut e innature. Imersos em livros, exploram as complexidades das denominações de origem, países, regiões e climas, aprofundam-se nas características das uvas, taninos, acidez, corpo, lágrimas, álcool e, é claro, no tão comentado terroir e seu significado”, conta Sérgio.
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu foi um dos três mais movimentados do interior do Brasil em 2023
Fora das capitais, Aeroporto de Foz do Iguaçu demonstra o potencial de crescimento anual, com quase 1.920 milhão de passageiros registrados em 2023
Foz do Iguaçu, 16 de fevereiro de 2024 – O ano de 2023 foi novamente promissor para a movimentação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU). Com aproximadamente 1.920 milhão de passageiros ao longo do ano, o terminal iguaçuense se consolidou como o terceiro mais movimentado do Brasil, fora das capitais – além de estar entre os 20 com o maior fluxo de passageiros no País e ser o segundo maior do Paraná, atrás apenas do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba.
Atrás apenas de Campinas e Navegantes em aeroportos do interior, IGU demonstra que segue em crescimento acelerado na recuperação de passageiros no período de pós-pandemia. Os números também são quase 28% superiores aos de 2022, quando pouco mais de 1.5 milhão passaram pelo aeroporto.
Wander Melo Jr, gerente do terminal, destaca o trabalho da CCR Aeroportos no processo de recuperação de passageiros e busca por novos voos que contribuíram para um aumento significativo ao longo dos anos.
“A CCR administra o Aeroporto de Foz há quase dois anos. Neste período, mais de três milhões de passageiros já passaram por aqui e puderam acompanhar os investimentos realizados constantemente, como melhorias no terminal de embarque, novas lojas, entre outras melhorias. Temos voos extras para a alta temporada, novos voos fixos e opções internacionais. Estamos no caminho certo e realizando cada vez mais”, afirmou Wander.
Com mais de 2 milhões de passageiros, Navegantes bate recorde histórico e passa a ser o segundo maior aeroporto do interior brasileiro
O terminal está entre os maiores aeroportos do país em movimentação
Navegantes, 15 de fevereiro de 2024 - O Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT), localizado no litoral catarinense, não apenas registrou um aumento expressivo de 16% no fluxo de passageiros em 2023 na comparação com o período pré-pandemia (2019) – êxito que poucos terminais no país atingiram -, mas também se destacou como o aeroporto que mais cresceu em Santa Catarina durante esse período.
Com um total de 2.191.556 viajantes ao longo do ano, o NVT solidificou sua posição entre os vinte maiores aeroportos do país, destacando-se ainda mais como um importante centro de transporte aéreo na região sul do Brasil. Entre os aeroportos fora das capitais brasileiras, o terminal é o segundo em movimentação, ficando apenas atrás do Aeroporto de Campinas.
O aumento no fluxo de passageiros não só impulsionou o turismo regional, mas também beneficiou a economia local. O Aeroporto de Navegantes, administrado pela CCR Aeroportos, está estrategicamente localizado próximo a destinos turísticos e empresariais populares como Balneário Camboriú, Itapema, Blumenau e Brusque, desempenha um papel crucial como ponto de acesso para visitantes e empreendedores.
Sadi Peixoto, gerente do aeroporto, ressaltou o compromisso contínuo do Aeroporto de Navegantes em evoluir para garantir serviços de qualidade e acompanhar o aumento no fluxo de passageiros. "Estamos empenhados em proporcionar uma experiência positiva para todos que passam pelo nosso terminal. O crescimento significativo que alcançamos em 2023 é reflexo dos investimentos e da dedicação da equipe".
Com conexões facilitadas e uma gama de serviços disponíveis, o terminal aéreo fortalece a infraestrutura turística e empresarial de Santa Catarina.
Roda gigante em Canela ganha primeiras cabines
As primeiras cabines na estrutura da Roda Canela, roda-gigante que fará parte do novo complexo em construção no Parque Mundo a Vapor em Canela (RS), foram instaladas. Com previsão de inauguração ainda no primeiro trimestre deste ano, trata-se da primeira roda-gigante temática do mundo, criada em parceria com a Interparques Holding.
O atrativo, com 52 metros de altura, terá 30 cabines suspensas por suportes metálicos, fixados no aro da roda-gigante. Cada cabine pesa 800 quilos. “É necessário o auxílio de um caminhão munk para içamento e posicionamento das cabines. Os montadores realizam a fixação através de parafusos, e após realizam o torqueamento dos mesmos, conforme as normas de segurança NBR 15.926 e NR 35, e por fim colocam a trava de segurança”, detalha Lenise Urbani, CEO do Mundo a Vapor. Segundo a gestora, em média serão montadas de 5 a 6 cabines por dia, com previsão de término da montagem das cabines até 10/02.
A projeção de investimento é de R$ 60 milhões para a expansão do Mundo a Vapor, sendo a primeira etapa a implantação da roda-gigante. A obra da Roda Canela emprega diretamente 40 pessoas, e indiretamente mais de 50. Essa será a primeira roda-gigante do gênero no Estado, em uma localidade privilegiada na Av. Don Luiz Guanella, na Serra Gaúcha, elevando ainda mais a atratividade turística e desenvolvimento da região.