Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Prefeito apresenta PSA no Sustentar 2011

Sexta, 02 de setembro de 2011


São Bento - Aconteceu entre os dias dia 29 e 31 de agosto em Chapecó o evento socioambiental denominado Sustentar 2011, que desenvolveu o IV Fórum de Energias Renováveis e Consumo Responsável. Neste evento, o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, foi convidado para apresentar o case de “Pagamento por Serviço Ambiental - Produtor de Água do Rio Vermelho”, referenciado na Câmara de Deputados e na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc).
 
Organizado pela Alesc, no Sustentar 2011 São Bento do Sul expôs seis banners referentes ao PSA e 10 banners com ações do Consórcio Intermunicipal Quiriri, complementando com a distribuição de material informativo expondo as ações por vídeos e folders, além do material de turismo de São Bento do Sul. A apresentação em forma de palestra de Magno ocorreu no último dia, com participação do Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, Marcelo Hübel.
 
A organização contabilizou a participação de 1200 pessoas, tendo participação maciça do Oeste do Estado, norte do Rio Grande do Sul e ainda de Portugal e Chile. As exposições foram visitadas por diferentes representantes de consórcios, cooperativas da agricultura familiar, setor empresariado, universidades, com forte apoio do Deputado Estadual Dirceu Dresch,  coordenador do evento e do Deputado Federal Pedro Uczai, defensores do desenvolvimento sustentável e da valorização do produtor rural. 
 
Diferentes organizações e entidades do terceiro setor se manifestaram parabenizando a ação de São Bento do Sul, considerando o município um exemplo para o Estado por ser a primeira experiência catarinense em PSA. “É preciso aplicar as discussões de projetos socioambientais que favoreçam a integração homem e natureza”, comentou o Prefeito Magno Bollmann.
 
Na ocasião também forma apresentadas e discutidas outras vertentes ambientais relacionadas a energia renovável, suas formas de consumo, a legislação e o cenário internacional. As apresentação eram complementadas com pelo menos sete visitas em campo nas proposições discutidas na questão dos recursos energéticos e a agricultura familiar.
 
No tema de PSA além da experiência de São Bento do Sul, também formam apresentadas as etapas de implantação do projeto da cidade de Extrema (MG), que atua na área há seis anos, tendo retornos ambientais sociais e econômicos, inclusive na geração de turismo, atração de novas empresas e aumento do PIB. “Mostramos São Bento do Sul num evento que foi sucesso, estaremos atendendo todas as pessoas interessadas em aplicar nosso modelo de PSA”, frisou Magno Bollmann.
 
Na conclusão do fórum foi criada a “Carta Chapecó”, com as diretrizes debatidas para aplicação em práticas de melhorias na qualidade de vida e ações ambientais, favorecendo o desenvolvimento do potencial energético responsável e o crescimento da agricultura familiar. No final das apresentações o prefeito Magno Bollmann apresentou em slide, uma imagem aérea da Promosul, convidado o coordenador para organizar Sustentar 2012 em São Bento do Sul. A proposição foi bem aceita e será estudada em grupo para brevemente retornar com uma resposta ao convite.
 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA