“Uma marca, uma qualidade, uma rede”
No mês de agosto quatro HI Hostels receberam a certificação internacional de qualidade da rede Hostelling International "HI – Q": o Sampa Hostel, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, o primeiro HI Hostel do estado de São Paulo a receber o selo. Receberam também a certificação HI-Q o Arraial D’Ajuda Hostel, na Bahia, o Marina dos Anjos, em Arraial do Cabo, localizado no Rio de Janeiro e o Curitiba Eco Hostel.
O HI-Q é um programa de longo prazo que está sendo implementado na rede mundial HI Hostels, para melhorar a performance da qualidade gerencial e operacional da rede, que atualmente conta com mais de 4.800 hostels.
O Sistema de Qualidade da rede HI, foca na gestão e operações do hostels. Dissemina as "melhores práticas" de princípios de qualidade por todo o mundo ao mesmo tempo em que se adapta às necessidades específicas de cada hostel em particular, permitindo que os hostels aperfeiçoem suas operações uniformemente e ofereçam padrões para assegurar que o hóspede tenha uma excelente experiência de hospedagem.
O método, que contempla todas as atividades de um hostel, foi criado por Jurgen Gross, gerente de Projeto HI Q, especialmente para os administradores da rede HI, oferecendo ferramentas de qualidade para auxiliar na realização de seu trabalho de forma correta e eficiente. Seu treinamento não é focado somente no conhecimento, mas nas habilidades e atitudes do empreendedor.
Segundo Bibiana Alves, gerente de qualidade da rede HI Brasil, “ para receber a certificação e exibir o logotipo diferencial HI – Q, os hostels são avaliados nos quesitos limpeza, manutenção, organização dos processos, plano de negócios e estratégias a curto e longo prazos.Uma nova reavaliação é realizada de três em três anos.”
A HI Brasil continua o processo de certificação H-Q ao longo deste semestre visando qualificar cada vez mais os hostels credenciados pela rede