Recursos foram repassados para as duas entidades destaques da edição regional do programa Acelera, focado em desenvolver iniciativas que atuam em projetos focados na infância
A Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE) e a Associação Projeto a Semente, receberam R$10 mil e R$5 mil, respectivamente, por terem se destacado no Programa Acelera, realizado recentemente em Jaraguá do Sul, pelo Instituto Malwee, em parceria com a Phomenta e a Incentive.
A iniciativa contou com o incentivo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaraguá do Sul (CMDCA) e Fundo da Infância e Adolescência FIA e teve, ainda, o apoio de Agricopel, Duas Rodas, Indumak, Grupo Malwee, Grupo Menegotti,Weg e Zanotti.
Na APAE, o valor será destinado para adquirir licenças do software Boardmaker, que permite a criação de pranchas de comunicação, otimizando rotinas visuais e oferecendo materiais educativos alinhados com o desenvolvimento da criança. De acordo com Pricila Lorentz Muller, Diretora da APAE, com o auxílio de pedagogos capacitados, “a implementação do programa tem dado resultados positivos, como estruturação de rotinas adequadas, avanços no ensino-aprendizagem e melhorias na interação e participação, promovendo acessibilidade e inclusão social”. Além disso, a instituição também vai investir na aquisição de computadores apropriados.
Já a Associação Projeto a Semente, que atua no acolhimento de crianças em tratamento de câncer, possui o Espaço Florescer, cuja estrutura física será aprimorada para garantir o atendimento adequado para os pequenos. “O sentimento maior é saber que ter a iniciativa contemplada, vai realmente agregar para a realização do nosso projeto. Foi muito gratificante termos passado por essa etapa”, comenta Denise Schiochet e Souza, Presidente na a Semente.
Além das instituições contempladas, também participaram dessa edição do Acelera outras sete organizações: Grupo Mãos solidárias, Sol - Grupo de Solidariedade, Ação Social , Associação Doutores Sementinhas, Associação Jaraguaense de Equoterapia, PEAL - Associação dos Programas Educacionais e Assistenciais e Associação de Amigos do Autista de Jaraguá do Sul - AMA.
Sobre o Acelera O programa tem como objetivo fornecer capacitação e certificação para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) envolvidas em projetos e ações voltados para a infância em Jaraguá do Sul. Através de ferramentas de gestão, inovação e desenvolvimento de projetos, busca-se fortalecer a estrutura institucional dessas entidades e ampliar seus impactos sociais. Durante os encontros, são abordados diversos temas abrangendo tópicos como captação de recursos, sustentabilidade econômica, apresentação de pitch, voluntariado, gestão ágil, leis de incentivo, rotinas e planos de ação, entre outros assuntos relevantes. |