Há um ano era inaugurada a Casa do Empreendedor, localizada na Rua Marechal Floriano, Centro. O espaço, aconchegante e moderno, tem como objetivo oferecer serviços a todos os empreendedores.
O prefeito Antonio Tomazini destaca a importância do espaço. “Hoje temos feito mais atendimentos com qualidade à população. Fazem, aqui, um trabalho significativo. Além de oferecerem o suporte, também ajudam com a rede de contatos para os empreendedores”, comenta.
Além dos serviços como informações para a abertura de empresas, formalização de Microempreendedores Individuais, auxílio na elaboração da declaração do MEI. Presta divulgação e incentivo à participação das micro e pequenas empresas do município em compras governamentais e orientação e apoio na parte burocrática e documental para processos licitatórios, a Casa também orienta e promove capacitações, incluindo cursos e mentorias.
No período de funcionamento, a equipe realizou 2528 atendimentos presenciais e 873 abertura de empresas MEI, de dezembro de 2022 a outubro de 2023. “Foram muitas conquistas, não só neste um ano, mas desde 2021. Avançamos em todo processo de desburocratização, de facilitação da abertura de empresas e, principalmente, da educação empreendedora e financeira, que foram pontos que aqui desenvolvemos a partir dos programas e projetos que implementamos”, comemorou Andréa Tamanine, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
História da Casa do Empreendedor
O início foi em uma sala no prédio principal da Prefeitura, no dia 27 de fevereiro de 2018. O local era voltado para a prestação de serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais. A equipe auxiliava como suporte nos processos de abertura, regularização e encerramento de empresas. E o atendimento era realizado mediante agendamento.
Desde lá muita coisa mudou, inclusive o endereço. Em 2021, visando ampliar o espaço, o Samae cedeu seu espaço para o funcionamento da Casa do Empreendedor por um período de dez anos. No total, foram investidos mais de R$ 390 mil no novo espaço.
A sala virou uma Casa, e o atendimento ficou mais personalizado para o público. Hoje, além do suporte, a equipe gera pontos de encontro e redes de contato, promove o desenvolvimento por meio da tecnologia, também aproxima os empreendedores das informações do serviço público e de mercado e dá oportunidades de treinamentos.