A quinta-feira (26) foi de aprendizado e conscientização no auditório da Univille de São Bento do Sul. No espaço, a Secretaria de Assistência Social promoveu a 3ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE), com o tema “Cenário atual e futuro na implementação da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo.”
Dentre os assuntos abordados durante todo o dia de conferência estão as estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência, garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada, financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência, cidadania, acessibilidade e os desafios para a comunicação universal.
O secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, destacou que um dos intuitos do evento é discutir as políticas públicas das pessoas com deficiência. “Que todos possam refletir sobre essa importante causa. Com as ideias de vocês podemos ir além”, disse. Já o prefeito Tomazini, também presente, comentou que está atento às dificuldades das pessoas com deficiência, principalmente as que envolvem a mobilidade. O prefeito também pediu a colaboração e o engajamento dos presentes nos assuntos relacionados à deficiência. “É momento de trocar ideias a fim de melhorar”, completou.
Desde a criação do COMDE, em 2014, algumas vitórias foram colecionadas, como ônibus mais acessíveis, carteirinha passe-livre para as pessoas com deficiência, lei n° 2870 que institui o dia Municipal da Acessibilidade e banheiros acessíveis em locais abertos ao público. O conselho atualmente é presidido por Sirlene Ponikerski Rocha.