Proposta é promover competência em leitura, escrita e resolução de problemas
Florianópolis - Mais do que formar profissionais para o mercado de trabalho, o SENAI/SC pretende ampliar a formação universal de seus estudantes. Para isso, a instituição pretende aprimorar as competências de leitura, escrita e resolução de problemas. Em 2012, o programa terá ênfase no desenvolvimento da leitura. Em 2013, da escrita e, em 2014, da resolução de problemas.
Apesar desse cronograma, as ações, nas três linhas, se iniciam desde já, como projetos pilotos e atividades complementares dos professores na capacitação, que começou nesta segunda-feira, dia 29. São 16 professores do Ensino Médio, que depois se tornarão tutores dos demais docentes. No primeiro semestre de 2012, serão capacitados os demais professores de Língua Portuguesa e, no segundo semestre de 2012, todos os docentes da entidade.
Para a professora Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, da UFSC e que atua como consultora no programa do SENAI, a crise da leitura que a sociedade enfrenta está associada à carência de capital cultural de grande parte da sociedade e das dificuldades de aprendizado. "Somente 38% dos estudantes brasileiros alcançam o alfabetismo pleno e sem ele a leitura não se concretiza", destaca.