Edital está em fase de licitação
São Bento - A prefeitura de São Bento do Sul disponibilizará nas próximas semanas mais pontos gratuitos de acesso à internet no município. Atualmente o sinal é distribuído na praça Getúlio Vargas. Com o novo projeto, demais bairros serão beneficiados. O edital, que está na fase licitatória, prevê a distribuição do sinal de internet banda larga via rádio no bairro Oxford, em dois pontos: praça Leopoldo Rudnick e Terminal Urbano. No bairro Centenário, a implantação do projeto acontece na praça Marechal Rondon e no Terminal Urbano. Para Serra Alta, o acesso será possível na praça Henrique Loyola, estendido até o Terminal Urbano. No Centro, além da praça Getúlio Vargas, também serão instalados pontos na Rodoviária, no Terminal Urbano, na Praça Centenário e no Calçadão.
INCLUSÃO
Inaugurado em março deste ano, o Centro de Inclusão Digital do bairro Oxford formou os primeiros cinquenta alunos. O curso de informática básica gratuita oferecido no local possibilita aos novos usuários conhecerem mais sobre as funções básicas do computador. O manuseio de planilhas eletrônicas, a digitação de texto, o uso de mídias digitais e o acesso às redes sociais também fazem parte do treinamento. Na manhã de segunda-feira última, os alunos da primeira turma receberam o certificado das mãos da professora Mirian Slominski. O coordenador do Centro de Inclusão, Tiago Martinhuk, parabenizou todos os participantes e ressaltou a força de vontade e o interesse de cada um. "Sempre é possível fazer a diferença e participando deste curso certamente vocês estão fazendo a sua parte", disse Tiago.
A entrega de certificados também aconteceu para as demais turmas - na terça às 9:30 e na quarta-feira às 14:30. Localizado junto ao Centro de Atendimento ao Turista, no trevo do Mato Preto, a sala conta com dez computadores com acesso à internet. A comunidade pode utilizar os equipamentos nos horários em que não houver aula no centro, para realizar pesquisas e trabalhos escolares, entre outros. "O Centro de Inclusão Digital, tanto a unidade localizada no hall da prefeitura quanto a instalada em Oxford, pode ser utilizado gratuitamente pela comunidade", completa Tiago. Maiores informações podem ser obtidas nos telefones 3631-6118 (Centro) e 3626-7187 (Oxford).
FORMANDA
A formanda Carmem Leoni Schmidt agradeceu a professora e a prefeitura pela oportunidade de realizar o curso de informática. Aos 58 anos, Leoni contou que procurou o Centro depois de ter iniciado um treinamento em Teologia. "Senti muita necessidade de conhecer mais sobre informática para conseguir acompanhar melhor o curso que estou fazendo na área de Teologia", explica. Ela disse que teve o primeiro contato com o computador no curso. "Nunca tinha me interessado antes e quando precisei deu tudo certo", ressaltou Leoni, frisando a dedicação e empenho da professora.