Na próxima quinta-feira, 17 de agosto, é celebrado o Dia do Patrimônio Cultural e, por ser uma estrutura importante para a preservação patrimonial, o Museu de Florianópolis realiza oficinas e debates com a temática. As ações serão realizadas na quinta e na sexta-feira, das 10h às 16h, e são gratuitas.
Entre as atividades, destaca-se a roda de conversa sobre a revitalização do Centro Leste, contando com a participação de profissionais do setor cultural da cidade e de representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Além disso, serão oferecidas duas oficinas para o público infantil: Preservação Cultural para Crianças e Arqueologia e Educação Patrimonial para Crianças. Para participar dessas ações basta ir à recepção do Museu e adquirir uma pulseira de identificação.
Confira a programação completa
Dia: 17 de agosto
10h Oficina de Arqueologia e Educação Patrimonial
A partir da simulação de uma escavação arqueológica, a oficina possibilita explorar alguns conceitos da arqueologia e mostrar na prática aos participantes como se pode estudar e descobrir a história a partir de achados arqueológicos, trazendo um novo olhar aos objetos do cotidiano. Público-alvo: Crianças de 5 a 12 anos.
16h Mesa 1: O desenvolvimento do projeto
Participantes: Ivan Couto:
Regina Helena Meirelles Santiago: Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Santa Catarina. Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF, servidora pública desde 2006, tendo atuado na Fundação Biblioteca Nacional antes de passar ao IPHAN/SC. Ocupou a chefia da Divisão Técnica por cinco anos até assumir a Superintendência, em janeiro de 2022.
Suzana de Souza: Arquiteta e Urbanista; Especialista em "Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural" e "Planejamento Urbano e Regional"; atua em Florianópolis e Santa Catarina, como: Produtora Cultural, Conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo-CAU/SC, Presidente da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores-ACCR e como membro do ICOMOS-Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e do Conselho de Políticas Culturais de Florianópolis (CMPCF).
Marília Gabriela de Oliveira: Servidora da UFSC. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade (UFSC-1999). Atuou como Arquiteta e Urbanista na UFRGS (2014/2017) e no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano - IPURB, no município de Bento Gonçalves - RS (2012/2014), além de ter prestado Consultoria como Arquiteta e Urbanista à Unesco, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - Cidades Históricas, junto ao Iphan/RS (2010/2011).
Dia: 18 de agosto
10h Oficina de Preservação Cultural para crianças
A partir da oficina, as crianças terão a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação e a responsabilidade que os museus têm na proteção do patrimônio cultural. Espera-se que, ao compreender as práticas de preservação utilizadas nos museus, as crianças possam desenvolver um maior senso de valor e apreciação pela história e cultura ao seu redor. Público-alvo: Crianças de 9 a 12 anos.
16h Mesa 2: Os impactos culturais e sociais das obras
Participantes:
Osvaldo Paulino da Silva: É bacharel (1990) e licenciado (1992) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em História com concentração em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) com temática direcionada à Arqueologia Histórica. Tem atuação em arqueologia preventiva na área de licenciamento ambiental.
Cintia Domit: Diretora, produtora, roteirista e montadora com forte presença em festivais de cinema nacionais e internacionais desde 2011. Sua ficção mais recente é o curta BAILE, qualificado ao Oscar 2021 e atualmente licenciado para o Canal Brasil. Formada em Cinema (Unisul, 2008) e sócia-fundadora da Novelo Filmes (Florianópolis, 2010), produtora liderada por mulheres. Integrou o Conselho Municipal de Política Cultural entre 2018 e 2022, está vice-presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual de SC e no terceiro mandato à frente da API - Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro. Por sua contribuição à cultura de Florianópolis, recebeu o prêmio Franklin Cascaes em 2012.
Fabiano Teixeira dos Santos: Arquiteto e Urbanista, Mestre em História e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina – PósARQ/UFSC. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e do Instituto Histórico e Geográfico de Lages. Integrou as equipes da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina - IPHAN/SC, e da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura – FCC. Como professor, lecionou nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UNIVALI, UNISOCIESC, UDESC e UNIPLAC.