Para conhecimento de todos, informamos que o 23º BPM recebeu com satisfação a apresentação (22/08/11) de um Aspirante a Oficial que inicia o estágio probatório de seis meses junto a esta unidade operacional e posterior efetivação junto ao Batalhão. Trata-se do Aspirante Oficial Edson José de Souza.
Diferentemente de outras carreiras jurídicas de estado, o oficial da polícia militar, além de ser bacharel em direito, que é requisito de ingresso, realiza um curso de formação com a duração de dois anos na academia de polícia militar na capital do estado.
Neste curso, que conta com 2.695 (h.a), são repassadas não apenas as matérias que prepararão o aspirante a oficial atuar nas lides da segurança pública, mas principalmente os princípios norteadores das Instituições Policiais Militares, qual seja a dedicação integral ao serviço e a comunidade, e a defesa da sociedade mesmo com o risco da própria vida. Este compromisso apenas os militares possuem.
Deve conhecer todas as peculiaridades jurídicas da atividade policial. Necessita ter completo conhecimento técnico/operacional dos equipamentos utilizados no metiê policial militar. Tem por obrigação possuir uma conduta proba e ilibada, servindo de exemplo para sua tropa.
Mas, acima de tudo o Oficial da Polícia Militar é preparado para comandar. Para liderar. Para tomar a frente em momentos de crise. Para agir em momentos que um cidadão normal ficaria inerte.
Neste período, este Oficial estará fazendo parte da realidade administrativa e operacional de nossa região e a serviço de nossa comunidade. Será o momento de colocar em prática todo o cabedal de conhecimento adquirido no período de formação. Desejamos boas vindas.
Amarildo de Assis Alves – Tenente Coronel PM
Comandante do 23º BPM