Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Empresas catarinenses são consagradas com o Prêmio Ser Humano “Oswaldo Checchia” 2011

Sexta, 26 de agosto de 2011

Blumenau - Das cinco empresas vencedoras do Prêmio Ser Humano SC 2010 que se inscreveram na premiação Nacional, duas foram consagradas com o Prêmio Ser Humano “Oswaldo Checchia” 2011. Indicadas à premiação junto com grandes empresas de nível nacional, as catarinenses Comércio e Indústria Breithaupt S/A e Fundação PRÓ-RIM se destacaram com seus projetos, ambas na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social. Na categoria Empresa Cidadã, a Breithaupt S/A recebeu o prêmio bronze, com o case “De mãos dadas com a Inclusão”. E na categoria Organizações do Terceiro Setor, o prêmio bronze foi para o case “Rins do Riso”, da Fundação PRÓ-RIM. O prêmio é promovido pela ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Os vencedores foram anunciados no dia 16 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP. Além de receber troféu e certificado, os premiados terão as sinopses de seus trabalhos divulgados no Pessoas de ValorH - informativo semanal da ABRH-Nacional publicado no jornal O Estado de São Paulo -, na revista Melhor - Gestão de Pessoas e no portal da ABRH-Nacional.


Prêmio Ser Humano “Oswaldo Checchia”

Incentivar, reconhecer e premiar profissionais e empresas que dedicam tempo e talento ao desenvolvimento de práticas inovadoras e aplicáveis para a valorização das pessoas dentro e fora das organizações. Esse é o objetivo do Prêmio Ser Humano “Oswaldo Checchia”, instituído pela ABRH-Nacional em 1992, que chega a 2011 como um dos mais cobiçados do País em seu segmento.


Importância da inclusão social

A empresa Comércio e Indústria Breithaupt, de Jaraguá do Sul, conta, desde 2008, com o programa “De mãos dadas com a inclusão”, que visa ir além da contratação, oferecendo o suporte necessário para a integração dos portadores de deficiência surdos e ouvintes. Os benefícios advindos dessa postura não são somente para as pessoas portadoras de deficiência, mas para toda a empresa, a começar pela própria imagem da mesma.

Para implantar o programa, a empresa baseou-se no Artigo 3º da Declaração dos Direitos Humanos das Pessoas Portadoras de Deficiência, onde diz que “as pessoas portadoras de deficiência têm o direito inerente de respeito por sua dignidade humana. Qualquer que seja a origem, natureza e gravidade de sua deficiência, os seus portadores têm os mesmos direitos fundamentais que seus cidadãos da mesma idade, o que implica, antes de tudo, o direito de desfrutar uma vida decente, tão normal e plena quanto possível”. Destaca-se também o Artigo 8º, que estabelece: “as pessoas portadoras de deficiência têm o direito de ter as suas necessidades especiais levadas em consideração em todos os estágios de planejamento econômico e social”.

Após citar esses aspectos, é possível analisar a importância da participação das empresas no processo de inclusão. Incentivar a diversidade, combater o preconceito e trabalhar para eliminar as diferenças, são exemplos éticos que toda empresa deve buscar. Com isso, as chances e oportunidades de trabalho se igualam e os diferentes se tornam iguais, fazendo com que possam desenvolver suas aptidões e talentos, podendo permanecer na empresa dentro de critérios de desempenho.


Prevenção com alegria

Criado em 2008, o Rins do Riso tem como objetivo principal orientar a população sobre a prevenção de doenças renais, de forma bem humorada. Além disso, incentiva a realização do exame de creatinina (medidor de doenças renais) e divulga o trabalho da Fundação Pró-Rim.

Todos os integrantes atuam de forma voluntária e se apresentam caracterizados de palhaços e personagens infantis. As apresentações acontecem em qualquer espaço e público (escolas, hospitais, empresas, associações e congressos) e consistem em brincadeiras e dinâmicas que abordam temas como diabetes, hipertensão e obesidade.


Prêmio Ser Humano SC 2011

As inscrições para a quarta edição do Prêmio Ser Humano SC foram até o dia 11 de julho, quando a ABRH-SC (Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Santa Catarina), promotora da premiação, contabilizou 34 empresas inscritas, o que significa aumento de 45% em relação ao ano passado. Além disso, a organização do evento destaca a participação de outras cidades, como Criciúma, Chapecó, Orleans e Urussanga.

“A cada ano, o prêmio vem se fortalecendo no Estado e os trabalhos apresentados vêm crescendo em consistência e qualidade. Nesta edição, atingimos outras cidades catarinenses. O grande objetivo da ABRH-SC ao promover este prêmio é reconhecer as empresas e os profissionais que investem na evolução da gestão das pessoas e, principalmente, compartilhar estas práticas para que outras empresas se sintam motivadas a implementá-las, contribuindo assim para a elevação da qualidade das práticas de gestão”, afirma a coordenadora do Prêmio Ser Humano SC, Mônica Pietschmann Gonzaga.

O prêmio tem como propósito reconhecer as empresas e profissionais que desenvolvem projetos e programas para agregar valor à gestão das pessoas, estimulando o desenvolvimento humano e das organizações, e possui três categorias: cases em gestão de pessoas, projetos sociais e trabalhos acadêmicos (de estudantes em pós-graduação, mestrado ou doutorado, que estejam aplicando suas pesquisas em empresas públicas ou privadas).

Mais informações: www.premioabrhsc.com.br / premioserhumano@abrhsc.com.br / http://www.abrhsc.org.br.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA