Evento é promovido pelo SESI. Vencedores ganharão vales para compra de instrumentos musicais
Florianópolis, 25.08.2011 - Jaraguá do Sul poderá conhecer o talento e a criatividade musical dos trabalhadores de indústrias de Santa Catarina na fase estadual do Festival SESI Música, que ocorre nesse sábado (27), às 20 horas, no Teatro da Sociedade Cultura Artística (SCAR). Serão 23 candidatos, sendo 12 participantes na categoria música inédita e 11 na interpretação.
Mesmo cantando há nove anos, Karine Giustina, que atua na área de recursos humanos da Klabin, sente frio na barriga ao subir no palco. Pela primeira vez ela vai participar do festival do SESI e confessa: "Estou nervosa e bastante ansiosa. Seremos julgados por um júri técnico, que entende do assunto, por isso temos que mostrar muita dedicação". A arte é muito presente na história de sua vida, já que foi por meio da música que ela conheceu o marido. Há sete anos Karine passou a integrar uma banda, liderada pelo marido e que, até hoje, toca em eventos na cidade. Na unidade que trabalha, em Correia Pinto, a administradora é a única mulher que canta. "Nas festas de final de ano da Klabin sempre pedem para eu e meu marido levarmos o violão. Conosco a festa é garantida", conta sobre o envolvimento do casal com a música.
O farmacêutico Eduardo Mattos, gerente de garantia da qualidade do Laboratório Elofar, de Florianópolis, começou a ter contato com a música aos 10 anos, incentivado pelo pai. Em parceria com Carlos Bartiê, formou, sem muitas pretensões, uma dupla sertaneja para participar dos festivais do SESI, em 2008. "Para a primeira apresentação que realizamos, ensaiamos durante um mês e meio. O resultado positivo já no início do concurso nos motivou a investir mais nesse passatempo", relembra Eduardo. Selecionado agora para participar da etapa estadual, o farmacêutico ainda fala que "para quem gosta a música por sí só já é motivadora".
Todos os participantes receberão troféus de participação e os três melhores candidatos de cada categoria receberão troféus de classificação e vales para compra de instrumentos musicais no valor de R$ 2 mil. O SESI/SC também coloca à disposição dos candidatos selecionados oficinas de técnica vocal. O Festival SESI Música objetiva promover a cultura entre os trabalhadores das indústrias e seus familiares, além de valorizar e difundir a produção musical do país, fortalecendo a indústria como participante ativa na formação cultural dos trabalhadores.