Uma interface interativa contendo informações detalhadas sobre o novo Plano Diretor de São Bento do Sul está sendo disponibilizada para toda a população. O desenvolvimento da aplicação foi realizado através do trabalho da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, utilizando a nova plataforma de gerenciamento de dados espaciais, fruto do programa de georreferenciamento e atualização cadastral multifinalitária. A nova aplicação centraliza os principais dados espaciais do Plano Diretor 2023, dentre eles o zoneamento e a relação de índices urbanísticos.
Conforme o arquiteto urbanista e diretor do departamento de Planejamento Estratégico Urbano da Prefeitura, Ricardo Callado, este mapa consegue demonstrar situações relevantes sobre o desenvolvimento planejado do município. “Com esta plataforma é possível que a população observe diversos itens, como vias planejadas na área de expansão urbana, todo o perímetro urbano, áreas de interesse estratégico, macrozoneamento urbano e outros tópicos que são explicados detalhadamente para que a população possa tirar suas dúvidas”, explica Callado.
Segundo o Victor Medina, engenheiro cartógrafo da Prefeitura e coordenador do Portal, a plataforma inclusive já apresenta a logomarca do Geobensul. “Este será um portal que hospedará os principais dados geoespaciais municipais e as aplicações associadas a ele. A expectativa é que o portal Geobensul seja lançado em breve, já nos próximos meses”, comentou.
O mapa é fácil de ser acessado, no qual, através de ferramentas gratuitas de medição, inserção de coordenadas, desenho e até mesmo busca por endereços, os dados podem ser analisados pelos usuários para assim, atender à demanda recorrente de estudantes, profissionais e munícipes em geral.
Link de acesso: https://geo.saobentodosul.sc.
Conquista importante - O Plano Diretor aguardava sua atualização desde 2016 e é um instrumento essencial que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano, estabelecendo normas que aliam o ordenamento urbanístico e a sustentabilidade.
Com a nova lei, sancionada pelo prefeito Antonio Tomazini no dia 21 de junho de 2023, São Bento do Sul ganha novas diretrizes para o desenvolvimento urbano, de forma a harmonizar os interesses coletivos e garantir a utilização adequada de seus recursos.