Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.
Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA, MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.
Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br
Autor de 35 livros de crônicas, contos, poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.
Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.
Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.
O Grupo Literário A ILHA está fazendo um trabalho de aproximar mais autores brasileiros e portugueses, principalmente os novos, por isso publicamos uma edição especial de uma de nossas revistas literárias, a mais perene do sul do Brasil, quem sabe do país, com 43 anos de circulação: o SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA, do Grupo Literário A ILHA, sediado em Florianópolis, SC. Pedimos a divulgação, pois seria muito bom porque mais escritores poderiam tomar conhecimento e participar de nossas publicações e saber de nossos eventos fora do Brasil. O Grupo Literário A ILHA, através de seu fundador e presidente, tem participado do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça, das Feiras do Livro de Lisboa e do Porto. Neste ano, estivemos presentes, novamente, na Feira do Livro de Lisboa, acontecida neste mês de junho, com o lançamento da edição especial do Suplemento Literário A ILHA com escritores de Portugal, Moçambique e Angola, a antologia Escritores do Brasil, e os livros Diário da Pandemia, A Cor do Sul, poemas em cinco idiomas e Portugal, Minha Saudade, as três obras de Luiz Carlos Amorim. Tivemos seções de autógrafos na stand dos Escritores e no stand de Brasil. (em anexo, algumas fotos).
Para quem queira contatar com o grupo e com as Edições A ILHA, o e-mail para contato é revisaolca@gmail.com – se solicitado, poderemos enviar o regulamento da revista. Para ler a revista, é só acessar a página do Grupo Literário A ILHA no Facebook, há várias edições na seção Em Destaque, logo abaixo do cabeçalho. É só clicar na seta em cima da capa das revistas. Para quem quiser o pdf da revista, para imprimir, se for o caso, enviar mensagem para o e-mail fornecido acima.
A redação das Edições A ILHA, do Grupo Literário A ILHA, está sediada em Lisboa, este ano, mas as suas publicações continuam como se estivesse no Brasil. Como as revistas do Grupo Literário A ILHA já publicavam e publicam autores portugueses, contemporâneos como José Luís Peixoto e clássicos como Pessoa, decidimos tentar aumentar a integração entre escritores brasileiros e portugueses, abrindo um espaço maior para a literatura portuguesa. A edição de junho da revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA, quando o Grupo e a revista completam 43 anos de trajetória, de existência e resistência divulgando a literatura brasileira e de outros países, é uma edição especial exclusivamente com escritores portugueses e de outros países da lusofonia.
Aqueles que já frequentavam as nossas páginas estão, é claro, presentes, como era de se esperar, e novos escritores de regiões diferentes de Portugal estão chegando para ocupar as páginas do nosso Suplemento Literário A ILHA. Autores consagrados de países como Moçambique e Angola, como é o caso de Mia Couto e Agualusa estão presentes, assim como o já citado José Luis Peixoto, português forte na literatura de seu país. E Dulce Rodrigues, outro nome forte da literatura infanto-juvenil portuguesa, de sucesso internacional. Também Nicolau dos Santos, Rita Pea, Adélio Amaro e outros novos, além dos clássicos da literatura portuguesa, que não podiam faltar: Saramago, Pessoa, Miguel Torga, Florbela Espanca.
Uma edição para que os leitores portugueses se sintam em casa, lendo seus escritores, novos ou não, e para os brasileiros conhecerem mais autores portugueses através da nossa revista.
O Grupo Literário A ILHA é uma associação de escritores de Santa Catarina, Brasil, que existe há 43 anos para abrir espaços para os novos escritores, brasileiros ou não. Começou em São Francisco do Sul – uma ilha -, continuou nos anos oitenta e noventa em Joinville e no inicio do novo século aportou em outra ilha, Florianópolis.
Nessas décadas todas, publicou três revistas: Suplemento Literário A ILHA, Escritores do Brasil e Mirandum, da Confraria de Quintana. Publicou dezenas de antologias, dezenas de livros solo de vários gêneros, através das Edições A ILHA, ultrapassando os cem títulos. Desenvolveu vários projetos, como Varal de Poesia, Poesia no Shopping, Recital de Poesia, Poesia na Escola, Poesia na Rua (outdoors com poemas estampados), Poesia Carimbada, Literatura Brasileira para o Mundo – publicação de livros traduzidos para outros idiomas, etc., além de participações no Salão Internacional do Livro de Genebra, Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto.
O Grupo Literário A ILHA foi fundado pelo escritor, jornalista, professor, editor e revisor Luiz Carlos Amorim, que ocupa a cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras e que é o seu presidente até hoje.
Linke da revista no line: https://issuu.com/