Projeto Floripa no LED irá modernizar 46 mil pontos de iluminação pública
Quantum Engenharia, empresa responsável pelo projeto, garante modernidade e sustentabilidade na etapa Continente, com a troca de mais de 3500 pontos
A boa prestação de serviço em iluminação pública é fundamental para a garantia da segurança de pedestres, motoristas e comunidade em geral. E a tecnologia tem papel importante na modernização. Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, a Quantum Engenharia é a empresa contratada para execução dos serviços de iluminação pública da cidade demandados pelo município, garantindo modernização e sustentabilidade.
Neste primeiro momento, o projeto FLORIPA NO LED tem como foco principal a substituição de lâmpadas antigas por novas luminárias com tecnologia atual de LED, em diversas regiões da parte continental. Além disso, a Quantum atende a manutenção de todo o sistema, que atualmente conta com 19% do parque equipado com tecnologia LED.
Florianópolis está utilizando a tecnologia LED para modernizar seu sistema de iluminação pública, através da implementação da instalação de equipamentos de alta tecnologia, com performance avançada e energeticamente eficiente. Nesta etapa, as ruas, praças e espaços públicos do Continente estão passando por esta transformação. Essas luminárias, além de serem mais eficientes, possuem vida útil superior a 5 anos e utilizam matéria prima reciclável, diferente das lâmpadas convencionais. Uma das principais características dessas luminárias é que elas emitem luz branca, proporcionando melhor percepção das cores do que as tradicionais lâmpadas amarelas de vapor de sódio, com maior eficiência e durabilidade.
Com o projeto FLORIPA NO LED – Etapa Continente está prevista a modernização de 3.565 pontos de iluminação, contemplando 10 bairros, 336 logradouros e oferecendo uma economia de mais de 50% no consumo de energia.
Os principais objetivos da modernização incluem: melhoria da qualidade da iluminação; economia no custo de energia para os cofres públicos; aumento da segurança e conforto da população; valorização do espaço público e urbano; maior sustentabilidade ambiental; incremento do turismo e do comércio, bem como incentivo à prática de esportes no período noturno.