CORPUS CHRISTI
Celebração, Fé. Participação, Doação e Arte
São Bento do Sul, - Mais uma vez a população católica reunida na Matriz Puríssimo Coração de Maria deu uma demonstração de religiosidade para em cerimônia presidida pelo Padre Luciano celebrar a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho". Após os atos litúrgicos uma pequena multidão de fiéis tomou as ruas da cidade em procissão sobre tapetes finamente decorados pelas mãos da própria comunidade para demonstrar a sua fé e na crença de Jesus Vivo. Um espetáculo de fé, um show de cores. Mais uma vez a tradicional e centenária Banda Treml enfeitou a celebração com seus acordes sonoros impulsionando e emocionando os participantes. Uma fé renovada, uma religiosidade confirmada uma esperança renovada. Destaque para a participação de acólitos, coroinhas, e centenas de crianças que fizeram a Primeira Eucarestia e as que estão se preparando para receber.
A fé em imagens
Significa, em latim, Corpo de Cristo. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho".
A festa foi instituída pelo papa Urbano 4º, no dia 8 de setembro de 1264 - ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de "Transiturus", instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia.
Segundo alguns biógrafos, o papa medieval incumbiu o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino (1255-1274) de redigir um rito ("ofício") para a celebração da data.
Urbano, porém, morreu poucos anos após instituir a festa, em outubro do mesmo ano - o que acabou retardando a adoção das celebrações. A comemoração de Corpus Christi só "pegaria" para valer décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Vienne, em 1311.
Uma forma tradicional de celebrar é com uma procissão em alusão à caminhada do "povo de Deus" em busca da Terra Prometida.
Em Portugal, o dia é chamado também de Corpo de Deus, e é comemorado às vezes com procissões pelas ruas - que também acontecem em algumas cidades do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, há o costume de adornar as ruas com "tapetes" feitos de serragem colorida e outros materiais.