São Bento - A agencia do Sine – Sistema Nacional de Emprego, de São Bento do Sul e de demais municípios do estado de Santa Catarina farão a partir desta quinta-feira, dia 25, a migração dos dados para o novo sistema. Nesse período a previsão é que os atendimentos sejam mais demorados pela necessidade de previamente serem executados de forma manual.
Segundo a coordenadora da agencia de São Bento, Sandra Maria Streit, serão distribuídas senhas limitadas para diminuir o tempo de espera. “É uma situação provisória e assim que o novo sistema estiver no ar tudo volta ao normal”, explica. Sandra avisa ainda que o encaminhamento de seguro desemprego pode ser feito após esse período. “O seguro desemprego pode ser encaminhado após oito dias da demissão com prazo de até 120 dias para dar entrada nessa documentação. Sendo assim aconselhamos que o encaminhamento seja feito após o dia 5 de setembro quando, segundo previsão, o sistema já esteja ajustado”, fundamenta a coordenadora.
Referente a confecção e emissão de segunda via da Carteira de Trabalho, o atendimento continua normal, pois o sistema é diferenciado. “As mudança ocorrerão no sistema de seguro desemprego e encaminhamento para vagas de trabalho”, acrescenta Sandra. A coordenadora do Sine pede a compreensão de todos. “Durante essa atualização o atendimento será realizado da melhor forma possível”, completa.
Sine estará fechado
Na próxima semana, nos dias 29, 30 e 31 (segunda, terça e quarta-feira), a agencia do Sine estará fechada. Todos os servidores estarão em curso na cidade de Mafra. As demais agencias da região também não prestaram atendimento nestes dias. O treinamento visa aplicar na prática o novo sistema. “Participamos da capacitação estadual recentemente, onde recebemos informações técnicas. Agora o treinamento é voltado para a parte prática”, analisa Sandra Streit.