São Bento - Servidores da Prefeitura de São Bento do Sul passaram a receber a partir do mês de julho o Auxílio Alimentação. Ao todo são 1606 servidores efetivos que receberam o vale no valor de R$ 80,00, totalizando investimento de R$ 120 mil neste primeiro mês. A elaboração do projeto contou com a colaboração do Sindicato dos Servidores e a implantação aconteceu mediante aprovação da Câmara de Vereadores.
Segundo o secretário de Administração Marco Redlich, a Prefeitura mantinha contrato com empresa terceirizada, a qual servia cerca de 200 refeições diárias beneficiando poucos funcionários. “Com o vale alimentação todos os funcionários efetivos são beneficiados independente do cargo”, conta Redlich.
A negociação com o sindicato teve início no mês de maio, mês base para a reajuste da categoria. “Nessa negociação foram aprovadas diversas medidas que auxiliam o servidor, e o primeiro passo foi a implantação do Auxílio Alimentação. Também nesse mesmo pacote foi negociado o plano de salários e em outubro será feito a adaptação das letras, isso significa que os funcionários que trabalham mais tempo na Prefeitura receberão um percentual a mais no salário”, explica o secretário. Marco acrescenta que para o mês de janeiro acontece ainda a implantação do plano de cargos.
Conforme Redlich, as medidas tem o objetivo de motivar e valorizar o servidor de carreira. “A secretaria de Administração vem trabalhando com o lema Servidor em Primeiro Lugar, pois sabemos que o maior patrimônio da administração são os funcionários, pois são eles que prestam os serviços e atendimentos junto a comunidade. Por este motivo é tão importante ter os servidores comprometidos, valorizados e motivados, o resultado certamente será positivo para todos”, completa Marco.
Servidores aprovaram
Com 21 anos de serviços na Prefeitura, a administradora Inês Rossetto Wagner afirma que o benefício atende uma reivindicação antiga dos servidores. “A implantação do auxílio alimentação é uma antiga reivindicação dos servidores públicos do Município de São Bento do Sul. Foram várias anos de negociações. Contudo, até 2011 nada de concreto nesta área foi alcançado. Há 21 anos no serviço público municipal, vejo a implantação de tal benefício como uma importante conquista, devidamente concretizada (já se encontra inserida na folha de pagamento). Não questiono o valor. Reafirmo que se trata de um passo considerável, cuja quantia poderá ser revista e reajustada anualmente. Atitude louvável do Prefeito e que deve ser aplaudida”, relata Inês.
A auxiliar de serviços gerais, Idalina de Oliveira que trabalha há sete anos na Escola Adélia Lutz, e na ocasião prestava serviço na Creche Criança Feliz, concorda que o Auxílio já era questionado há muito tempo. “Sempre conversava com outras funcionárias sobre isso e agora estamos recebendo e isso é muito bom”, comenta a servidora. Idalina disse ainda que quando as refeições eram servidas na sede da Associação dos Servidores ela e outros demais funcionários não tinham como aproveitar. “Ficava longe e agora todos são beneficiados, independente do cargo ou função”, acrescenta.