Na fase adulta, quando falamos em pretensões profissionais, por exemplo, aprender uma segunda língua é essencial e pode classificar uma pessoa como indivíduo que possui algo a mais que qualquer outro concorrente. Mas será que é possível buscar esse diferencial já quando criança? A resposta vem da família de um superdotado brasileiro.
Fagner Marques, pai do menino Benjamin Muniz, de 5 anos - que já é membro de duas sociedades de pessoas com alto QI (Mensa e Intertel) -, deu algumas dicas de como incentivar as crianças a buscarem uma nova língua, no caso dele o inglês. Inicialmente, Fagner reconheceu que o fato de Benjamin ser ASHD (Altas Habilidades/Superdotação com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é o principal fator que explica o aprendizado mesmo sem um método de ensino.
"Mas, apesar disso, quando percebi que ele já falava inglês, pensei em como manter esse aprendizado até porque a descoberta do inglês veio bem antes da identificação como AHSD. Então eu tive algumas atitudes que trouxeram o inglês para perto do Benjamin", disse. Fagner lembrou que o filho aprendeu a língua estrangeira através de vídeos. Mas ele cita que conversou com algumas professoras de bilinguismo, que dão aulas para os pais sobre como introduzir a segunda língua em casa, e o método que o Benjamin aprendeu inglês é muito parecido com o que a maioria das famílias fazem de início e sem orientação. O resultado é quase zero.
Mediante isso, Fagner enumerou três dicas que podem ajudar a todos os pais introduzirem esse segundo idioma na vida dos filhos, nesse caso o inglês. Confira:
1- Deixa o inglês fazer parte do ambiente da criança
"Seja através de músicas, desenhos e jogos. Aproveite as coisas que a criança já gosta de fazer para introduzir essa nova língua. Nas brincadeiras ensinando uma palavra ou outra. Mas sem tanta formalidade quanto na escola, a palavra é na brincadeira mesmo, para que ela vá adquirindo o idioma de forma natural", falou.
2- Comece pelas palavras e comandos curtos
"Good morning, good night, please, thank you (...) As palavras mais fáceis e que você consegue introduzir de maneira mais simples nas frases. Comandos simples como 'come on', “let’s go, e “stand up” já auxiliam nesse aprendizado também", disse.
3- Interação social/humana
"O Benjamin aprendeu o inglês vendo vídeos no Youtube, mas ele é uma criança com altas habilidades. Para outra criança assistir vídeos não é suficiente. É preciso ter, sempre que possível, alguém ali dialogando com ele em inglês. Em uma casa onde ninguém fala nada de inglês, a criança não vai aprender. Não é necessário ter alguém fluente em casa, mas é fundamental que aconteça uma interação com pai, mãe, irmão, para que o inglês se torne uma experiência para ela", finalizou.