Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Pré-secado e manejo do pastejo são debatidos no 11º SBSBL

Quinta, 10 de novembro de 2022

Doutor em Zootecnia, Igor Quirrenbach de Carvalho, e doutor em Ciência Animal e Pastagens, André Sbrissia, palestraram sobre os temas nesta quarta-feira

 

 

Justificar o uso do pré-secado e apontar suas vantagens foram aspectos abordados pelo doutor em Zootecnia Igor Quirrenbach de Carvalho, na palestra “Pré-secado: importância da fibra e estratégias para redução do custo de produção”, durante a programação científica do 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL). A explanação integrou o painel “Produção eficiente de volumosos”, nesta quarta-feira (9).

            Carvalho apresentou estudos e informações que mostraram os benefícios de usar pré-secado na dieta de bovinos de leite. “Tem muitos produtores e técnicos que ainda acham que não vale a pena ou que é difícil e mais caro. Queremos quebrar esses paradigmas”, comentou. O palestrante apresentou dois aspectos principais: a importância da fibra do pré-secado na dieta de ruminantes, principalmente gado de leite, e os custos de produção. Ele expôs estratégias que o produtor pode usar na propriedade para reduzir custos e tornar viável o uso do pré-secado nas propriedades.

            O palestrante explicou que pré-secado bem feito aumenta a produção e a qualidade do leite, além de reduzir os custos de produção. “A alimentação dos animais é o maior custo. Então, um bom pré-secado reduz concentrados na dieta e baixa o custo”. Na bovinocultura de leite, essa estratégia tem ganhado espaço como opção de volumoso, contribuindo como fonte de fibra, proteína e energia, associado à alta digestibilidade, melhorando, desta maneira, a saúde ruminal e a produtividade.

            Além disso, pode ser usado na recria e para vacas secas. “Pode-se aproveitar a estrutura da propriedade para produção, além de aproveitar a sobra de capim do verão e também para reduzir o custo da dieta”, concluiu Carvalho.

            O painel “Produção eficiente de volumosos” encerrou com a palestra “O manejo do pastejo para produção animal intensiva em ambientes pastoris”, com o doutor em Ciência Animal e Pastagens, André Sbrissia. O palestrante apresentou ferramentas de manejo de pastagem com baixo custo para intensificar a produção. “Dentro do custo que se tem na pecuária, o pasto é um componente importante porque é barato e o Brasil tem condições muito favoráveis para produção”, frisou.

            Sbrissia realçou que é possível aumentar a produção de forragem com cuidados no manejo. “As ferramentas são basicamente o uso de adubos e o controle da altura do pasto, além da introdução de leguminosas no sistema para que o produtor possa intensificar de maneira sustentável sua produção”. O palestrante chamou atenção sobre a adubação excessiva. “Uma adubação em excesso não só encarece, mas é capaz de reduzir a produção animal. A adubação precisa estar associada com o manejo e a altura da pastagem”.

            Para concluir, Sbrissia ressaltou que a intensificação da produção não é um conceito que passa obrigatoriamente por investimentos ou tecnologias de alto custo. “Manejar adequadamente o pasto já é, por si, um processo de intensificação sustentável. A introdução de leguminosas no sistema incrementa a produtividade com redução em impacto ambiental”, salientou, ao enfatizar que o pasto não deve ser colocado no chão. “Não há uma altura, não há um alvo. O que precisa ser observado é o objetivo, o que você precisa e a sua meta na propriedade”, finalizou.

            SOBRE O SBSBL

            O 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL) é promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e segue até esta quinta-feira (10), no formato presencial, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC). O SBSBL é palco do compartilhamento de conhecimento e tecnologias importantes para a produção. A programação científica aborda temas como saúde, produção, fertilidade, produção de volumosos, gestão e sucessão familiar.

6ª BRASIL SUL MILK FAIR

Em paralelo ao 11º SBSBL, mais de 20 empresas participam da 6ª Brasil Sul Milk Fair. A feira traz produtos, serviços e tecnologias que impulsionam a bovinocultura leiteira. Os expositores são empresas das áreas de aditivos nutricionais, tecnológicos, sensoriais e zootécnicos; insumos agrícolas, como fertilizantes e sementes; nutrição: alimentos balanceados, núcleos, premixes vitamínicos/minerais e ingredientes; saúde animal: vacinas, terapêuticos, profiláticos e melhores de desempenho; distribuidores do setor, além de instituições de ensino e imprensa especializada.

Para estimular a interação entre os participantes, nos intervalos da programação científica do SBSBL, há os “Milk breaks”, onde os congressistas podem degustar alimentos à base de lácteos.

APOIO

O 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite tem apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV/SC), da Prefeitura de Chapecó e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).

 

PROGRAMAÇÃO 11º SIMPÓSIO BRASIL SUL DE BOVINOCULTURA DE LEITE

 

DIA 10/11

 

8h às 12h: Painel Transição: maximizando saúde, produção e fertilidade

8h às 8h45: Gerenciando inflamação e lipólise na transição: parte I.

Palestrante: Andres Contreras

8h45 às 9h30: O ciclo da alta fertilidade e suas interações: parte I.

Palestrante: Richard Pursley

9h30 às 10h15: Gerenciando inflamação e lipólise na transição: parte II.

Palestrante: Andres Contreras

10h15 às 10h45: Milk Break

10h45 às 11h30: O ciclo da alta fertilidade e suas interações: parte II.

Palestrante: Richard Pursley

11h30 às 12h: Debate com painelistas.

12h às 12h30: Encerramento e sorteio de brindes.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA